Aprendendo tecnologia - Será o fim do código de barras?

Thiago Schaustz - thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 22 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Nossas atividades diárias são tão corridas que, por muitas vezes, não damos importância a determinadas ações, objetos e atividades. Você já percebeu que quase tudo que você compra possui um código de barras? Se você abrir sua geladeira ou dispensa, perceberá que todos os itens possuem essas barrinhas mais grossas e outras mais finas, que tecnicamente são conhecidas como código de barras UPC ou código universal de produtos.
Infelizmente, não será possível explicar como funciona a composição de um código de barras, devido a sua complexidade, pois haveria a necessidade de algumas edições para isso, mas todos nós sabemos que para o funcionamento de um código desses é necessária uma leitora que é composta de um feixe de luz, geralmente vermelho e, assim, os intervalos pretos e brancos refletem um padrão de volta para a máquina. Basicamente, é assim que funcionam os códigos de barras do seu biscoito favorito.
Em um formato parecido, surgiu o QR Code, que é um código de barras bidimensional. Certamente, você já viu um dele, mas talvez não soubesse como usar ou para que servisse. Esse código em 2D é um quadrado cheio de quadradinhos pretos e brancos. Com essa tecnologia é possível utilizar um aparelho celular para ler o QR Code, que poderá transmitir um trecho de texto, redirecionar para um link na internet, instalar um aplicativo, enfim, isso tudo devido a quantidade de informações possíveis para armazenamento em um código desse tipo.
Na opinião desse colunista, o QR Code não irá substituir o código de barras linear, pelo menos por enquanto, pois o primeiro está sendo muito utilizado na internet, em propagandas de marketing e outras ações de formato digital, ou seja, acabou pegando outro rumo. Nas atividades do dia a dia, como o supermercado, por exemplo, ainda há pouca utilização.
Como a utilização de smartphones tem sido bastante significativa, a utilização dos QR Codes vem sendo cada vez mais popularizada na internet. Você mesmo pode criar o seu, basta baixar o aplicativo gerador desses códigos e ter um smartphone com câmera para fazer a leitura onde for divulgado. Esse tipo prática aumenta os riscos de adquirir um vírus, pois o código pode te direcionar para qualquer coisa, portanto, somente abra os que estejam em páginas seguras para que você não seja surpreendido. Lembre-se sempre que o QR Code pode te direcionar para uma página ou arquivo infectado, então, todo cuidado é pouco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade