Aprendendo tecnologia - Senhas fortes, aprenda a criá-las - 11 a 13 de fevereiro 2012

Por Thiago Schaustz
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Thiago Schaustz

thiago@ts2informatica.com.br

Não deve ser nada agradável no momento em que você for acessar seu e-mail perceber que não consegue mais acessá-lo. Você digita e redigita a senha diversas vezes e nada de conseguir acessar. Este tipo de situação pode ocorrer por diversos motivos, mas, em sua maioria, é uma senha fraca que o usuário utiliza e um invasor se aproveita desta situação.

Mas afinal, o que é uma senha fraca? Senhas fracas são senhas fáceis de descobrir, como por exemplo, datas de aniversário, endereço, nome da(o) esposa(o), nome do animal de estimação, utilizar senhas padrão—123mudar, 12345678, 123abc—, enfim, utilizar a combinação de letras e números que traduzem sua personalidade ou de fácil adivinhação faz com que sua senha seja fraca.

Para criar senhas fortes utilize sempre a combinação de, no mínimo, 8 caracteres, misturando letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais (!@#$%&). Uma boa dica é, caso você tenha problemas para memorizar senhas deste tipo, utilize frases favoritas do tipo “Atirei o pau no gato” e selecione suas iniciais, isso resultaria em Aopng e para incrementá-la pode adicionar outros caracteres como AoPnG2@12. Esta prática dificulta e muito a ação de pessoas mal-intencionadas. Outra dica é alterar, periodicamente, sua senha e tentar não utilizar a mesma combinação em todos os sites, por exemplo, para email—mailAoPnG2@12—, para Facebook—faceAoPnG2@12.

As senhas fortes devem ser utilizadas em qualquer situação, ou seja, em seu email, computador pessoal, computador de trabalho, sites de compras, entre outros. Não deixe que um simples ato te prejudique.

Até a próxima!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade