Polêmico! Esse é o melhor adjetivo para o aplicativo Secret, que está rodando o mundo gerando discussões. O Secret permite ao usuário publicar mensagens visíveis para outros usuários de forma anônima. Mas, você acha possível viver anonimamente na internet?
A ideia inicial dessa nova rede social não é nem propagar coisas ruins, mas servir como um espaço para que as pessoas compartilhem seus próprios segredos, de forma anônima. Mas não é bem assim que as coisas estão acontecendo. Os usuários estão utilizando o aplicativo para todas as coisas ruins possíveis, inclusive a prática de pedofilia, bullying e outros tipos de violência.
Para alguns juristas, o aplicativo fere as leis brasileiras e já há, inclusive, uma ação civil que pede para a Apple e o Google retirarem o aplicativo de suas lojas. No Brasil, o Secret chegou em maio e já causa grande transtorno para usuários e não usuários, principalmente para o público jovem.
O principal atrativo para os usuários do Secret é o tal anonimato. Porém, como já venho divulgado constantemente nessa coluna, nada na internet é anônimo. É possível descobrir quem envia as mensagens no aplicativo. Só para iniciar, os perfis do Secret a um número telefônico ou a um perfil do Facebook. Só aí já dá para rastrear o remetente. Uma ação judicial pode requisitar todos os dados da mensagem e o réu não ficará impune. Essa é só uma das formas de descoberta de usuário.
Na verdade, a discussão se o aplicativo é ou não ilegal fica para os juristas. O que podemos afirmar é que os usuários usam a ferramenta de forma irresponsável e seus dados não são tão secretos assim. Dessa forma, é necessário ficar atento com as postagens em redes sociais, fotos em celular, atenção com os relacionamentos, enfim, todo cuidado é pouco na internet.
Deixe o seu comentário