Dezembro, mês de festas e trocas de presentes. É Natal, amigo secreto, festas de encerramento da empresa. Ufa, haja dinheiro! Para economizar um pouco e buscar produtos não encontrados no mercado local, muitos consumidores procuram os sites de compra na internet para escolher os presentes. Aí é que pode estar o problema! Os preços são muito atraentes, mas temos que ficar atentos à reputação das empresas que oferecem esses descontos surpreendentes.
Na última semana, o Procon de São Paulo divulgou uma lista com cerca de 200 sites de comércio que devemos evitar comprar. Essa lista pode ser encontrada no site www.procon.sp.gov.br. Nestes casos, as principais queixas se referem à falta de entrega dos produtos e à ineficiência do contato entre cliente e empresa.
Na lista citada, por exemplo, não foi encontrado nenhum nome de empresas conhecidas no mercado eletrônico; geralmente são empresas de pequeno porte e irregulares junto aos órgãos competentes.
Para nos prevenir, podemos tomar alguns cuidados, como verificar se a loja informa CNPJ, endereço e telefone. Verificar, também, se a loja possui ambiente seguro – aquele cadeado na parte inferior do navegador. Quanto à entrega, as festas de fim de ano geram um aumento nas vendas, então, compre seu produto com muita antecedência. Compare preços antes de comprar e sempre desconfie das lojas que oferecem preço muito abaixo do mercado. Vale lembrar que é importantíssimo pesquisar a idoneidade e qualidade da loja escolhida.
Dica do dia: Se você preferir comprar através de cartão de crédito, é muito importante que intensifique sua cautela e que faça uma limpeza em seu computador, a fim de remover vírus ou programas maliciosos que possam roubar essas informações.
Deixe o seu comentário