Cada vez mais somos dependentes da telefonia móvel. Sugiro a você que fique um dia sem seu aparelho celular. A sensação é que estamos sem uma parte nossa. Outra situação ruim é ter que alterar número do celular. Além de precisar enviar o novo número para todos de nossa lista, ainda temos que ter a sorte de não esquecer ninguém. Para resolver essa questão, há a portabilidade numérica.
A portabilidade surgiu com o intuito de dar a possibilidade a um usuário permanecer com o mesmo número, independentemente da operadora em que esteja cadastrado. Por exemplo, vamos supor que você está utilizando a operadora A, mas quer mudar para a operadora B. Antigamente, você tinha que mudar de número; já com a portabilidade, você pode mudar para a operadora que quiser e continuar com o mesmo número.
Esse serviço é muito fácil de ser solicitado. Você vai até a operadora que quer contratar e lá mesmo você solicita a portabilidade. Não há a necessidade de fazer o cancelamento da linha. A operadora que será contratada faz todo o procedimento. O valor cobrado pelo serviço é de responsabilidade de cada operadora, mas a Anatel fixa um limite máximo de R$4,00.
Você pode mudar de operadoras quantas vezes quiser e o número pode continuar o mesmo, só há algumas ressalvas, como por exemplo, os números de aparelhos fixos não podem ser transferidos para um aparelho móvel ou vice-versa, quando há dados incorretos ou incompletos fornecidos pelo usuário, quando a solicitação for para um DDD diferente, entre outras.
Dica do dia: Quando for solicitar a portabilidade, veja se seu aparelho é bloqueado pela operadora. As operadoras costumam bloquear os aparelhos para só funcionarem com os seus chips. Solicitando a portabilidade, peça, também, o código de desbloqueio de seu aparelho.
Deixe o seu comentário