Não é mentira, o Orkut vai acabar! A Google, empresa responsável pelo serviço, anunciou, nessa semana, a aposentadoria da rede social que foi febre em todo o Brasil. A partir de 30 de setembro de 2014, não será mais possível acessar sua conta no Orkut. A intenção da empresa é concentrar esforços em outras redes de sua propriedade, como o YouTube e o Google+.
Lançado em 2004, o Orkut foi desenvolvido como um projeto experimental do engenheiro turco Orkut Büyükkokten. Mania entre os brasileiros, após dez anos o site dá seu último adeus deixando seu nome na história, já que até o lançamento do Orkut ninguém sabia o que era rede social. Seu formato de comunidades e redes de contatos de amigos lançou o termo que continua forte até hoje com outras ferramentas, como o Facebook, Instagram e YouTube.
Hoje, o Orkut não é mais utilizado no Brasil como era há alguns anos. Apesar do fim do protagonismo, em uma edição desta coluna não é possível abordar todos os recursos da rede social que fez parte da minha e da sua vida na internet. Foram comunidades de todos os tipos, usuários engraçados, aplicativos, jogos, enfim, muitas histórias boas para relembrar.
É bom deixar claro que mesmo com o fim do Orkut, seus usuários poderão fazer o backup de seus dados até 2016. Através do recurso Google Takeout, usuários poderão fazer cópia de suas fotos, scraps e testimonials. É possível acessar o Takeout pelo endereço https://www.google.com/settings/takeout.
Desde 2004, os acessos à internet não são mais os mesmos. O Orkut foi um divisor de águas no cenário mundial. No Brasil, foi o responsável pelo início e expansão da mania pelas redes sociais, deixando o país recordista em acessos a estes tipos de sites. É uma história que começou pequena, em um experimento, e que despertou o interesse da maior empresa de tecnologia do mundo – Google –, que investiu alto para se tornar dona do sistema. Hoje, ela começa a se despedir, deixando no ar que as evoluções tecnológicas podem possuir tempo de validade, mas seus legados podem se perpetuar. Valeu, Orkut!
Deixe o seu comentário