Nada no mundo é tão mutável velozmente como a tecnologia. Se comprarmos um notebook hoje, em um ano já estará obsoleto; se adquirirmos um smartphone, em seis meses há o lançamento de um modelo mais novo; se acessamos uma rede social hoje, daqui a pouco ela desaparece; se não há cura para uma determinada doença, em pouco tempo a medicina comemora um novo tratamento. Definitivamente, a tecnologia é sensacional, mas difícil de acompanhá-la.
Sempre ouço questionamentos quanto à minha opinião sobre como será o futuro da tecnologia. Como você acha que serão os PCs do futuro? Eu, sinceramente, não sei. Hoje, já podemos acessar informações através de um simples óculos, projetado pela Google. E aí, o que dizer sobre isso? Será que teremos PCs? Será que os smartphones continuarão grandes? Lembro-me que assim que os celulares foram lançados, eram enormes. Com o passar dos tempos, foram diminuindo até chegar ao ponto de ter uma propaganda na TV mostrando um celular que passava pela fresta da porta e, hoje, os celulares voltam a ser grandes, afinal, pra que PC se eu posso acessar tudo pelo meu smartphone?
Sinceramente, a tecnologia surpreende até mesmo quem convive com ela durante as 24 horas do dia, como nós profissionais da tecnologia da informação. Sempre há o lançamento de um produto ou serviço que nos deixam boquiabertos, e essas informações eu armazeno na nuvem, nas minhas contas da Google ou Dropbox, não mais em pen drives.
Destacável, e com muita propriedade, é a famosa TI verde. Atualmente, a tecnologia é uma das grandes responsáveis pelo consumo dos recursos naturais do planeta. Pensar no futuro, também é pensar em quem vai usufruir destes recursos lá na frente. Muita coisa boa já está saindo do forno, como a impressora que não usa tinta, mas café.
Além de ser relativamente imprevisível, a evolução tecnológica é cara, pelo menos aqui no Brasil. Não é fácil acompanhar os lançamentos de vídeo games, por exemplo, muito menos dos iPads, iPhones, iPods e Apple TV. Aliás, você sabia que já existe a Apple TV?
O que de fato podemos ter certeza é do que já foi lançado e das especulações de futuros lançamentos. No mais, é sonhar e nos impressionar com o que vem por aí, afinal de contas, a tecnologia é apaixonante!
Deixe o seu comentário