O Brasil tem se tornado o centro das atenções do mundo neste biênio 2014/2016, tudo isso devido aos megaeventos que serão realizados aqui, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. São diversas as campanhas positivas e negativas sobre o tema, mas independentemente disso, o que teremos de retorno após estes eventos?
A ninguém interessa mais essa questão do que aos brasileiros. Nós queremos estradas em bom estado, hospitais públicos funcionando, educação de qualidade, os famosos aeroportos sem filas e com estrutura, entre diversas outras melhorias sociais, econômicas e políticas.
Além de todo esse legado que esperamos ter, o avanço tecnológico durante a Copa deveria ser maior a meu ver. O que mais chama atenção até o momento são as possíveis melhorias em telecomunicação. Há quem diga que o 4G funcione bem nos locais onde já está operando, mas prefiro fazer meus testes antes de afirmar qualquer melhoria. O certo é que quem utiliza o 3G pode ter problemas em suas conexões, já que os turistas estão chegando com fome de internet e grande parte não possui frequência 4G compatível com a nossa, o que pode congestionar ainda mais a nossa internet móvel.
Na verdade, dá vergonha ver turistas de grandes potências tecnológicas vindo para o Brasil e utilizando essa nossa internet de baixíssima qualidade, seja ela móvel ou a cabo. Há indícios de que houve melhoria nos grandes centros, afinal de contas, sem telecomunicação a Copa fica prejudicada, pois são diversas transmissões ao vivo para o mundo inteiro. Vamos ver se essas melhorias chegam ao interior.
Alguns estádios estão equipados com Wi-Fi, assim como a Infraero está negociando com operadoras a disponibilidade do serviço em aeroportos. A ideia é muito boa, é um avanço, mas continuo afirmando que a internet em locais públicos, como praças, praias e pontos turísticos, é de extrema importância, tanto para os locais onde serão sediados os jogos quanto para cidades vizinhas e do interior.
Vai ter Copa, aliás, já está tendo Copa. Mas qual será o legado desses megaeventos? Ainda não posso afirmar, mas espero que seja o melhor possível, pois os eventos passam e nós ficamos.
Deixe o seu comentário