Thiago Schaustz
thiago@ts2informatica.com.br
Periodicamente, clientes e amigos me perguntam sobre a decisão de compra de um computador portátil. Atualmente, estes computadores portáteis ficaram mais acessíveis, com configurações excelentes e preços que cabem em nosso bolso, além dos fabricantes levarem ao pé da letra a palavra “portátil”, com a chegada dos netbooks ao mercado.
Devido à variedade encontrada, dúvidas surgem no que tange a escolha entre um notebook ou um netbook. Antigamente, no início dos netbooks, a diferença entre eles era bem grande, sendo o notebook a melhor escolha, certamente, porém, hoje em dia, os netbooks evoluíram muito e, realmente, causam dúvida na escolha.
Eu procuro analisar a necessidade do usuário para auxiliá-lo, procuro indicar os netbooks para usuários que viajam muito, transportam o equipamento com muita frequência, pois seu peso é muito inferior, usuários que não dependem de CDs, pois ainda não há unidade de CD, que utilizam em apresentações, enfim, é um equipamento muito utilizado por professores e alguns médicos, por exemplo. Já os notebooks podem ser utilizados por usuários que necessitam de mais recursos, pois sua configuração é superior aos netbooks. Quem precisa trabalhar com softwares gráficos, como Photoshop, devem dar preferência aos notebooks, assim como os usuários que não precisam transportar com frequência o equipamento, pois muitos reclamam do seu peso.
Resumindo, os netbooks são utilizados para quem necessita do básico, ou seja, digitar um texto, uma planilha, acessar a internet, ao contrário dos notebooks, que, por possuírem mais recursos, podem atender a uma gama maior de usuários.
Deixe o seu comentário