Que todo mundo tem um celular, isso já sabemos! Já sabemos também que tem gente com mais de um celular ou chip de operadoras diferentes. Isso é normal! Mais comum que isso é, ao registrar um número, perguntar para o dono de qual operadora ele é. Tem gente que até anota, em frente ao nome, a operadora que a pessoa utiliza. Tudo isso são formas de fugir dos altos custos de uma ligação entre operadoras diferentes. Ao que parece, essas práticas podem chegar ao fim, em breve.
Nesta semana, a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – tomou uma decisão e publicou uma norma que pode reduzir, em até 90%, as ligações entre operadoras diferentes. Hoje, o custo de uma ligação entre celulares de outras operadoras é, em média, R$0,23. Com a nova norma da agência, este custo das empresas chega a R$0,02. Com isso, esse custo será repassado para o cliente, que irá comemorar essa redução.
Infelizmente, o desconto em nossas contas não chegará no próximo mês. De acordo com a Anatel, as operadoras têm até 2019 para cumprir, de forma gradativa, essa redução, ou seja, iremos observar aos poucos os valores diminuindo.
É notório que muitas pessoas deixam de fazer ligações para pessoas que possuem número em operadora diferente devido ao valor a ser pago. A ligações off-net, como são chamadas ligações para outras operadoras, possuem um valor bem acima das ligações on-net, entre mesmas. De acordo com a Anatel, esses preços ficarão muito próximos em breve, o que reduzirá a utilização de vários chips para um usuário e aumentará a competitividade entre as operadoras.
Podemos considerar um grande avanço que estamos vivendo. Não dá para ter um serviço ruim com um custo tão alto. Esperamos que a agência continue de olho nos custos e qualidade das ligações móveis no Brasil.
Deixe o seu comentário