Thiago Schaustz
thiago@ts2informatica.com.br
Hoje vamos começar a nos preparar para a Copa de 2014, para quem gosta, claro. E, para os amantes do cinema, como é bom ver aquele filme com imagem perfeita, não é? Voltando ao futebol, aquela partida do nosso time de coração, com imagem real, parecendo que estamos no estádio, é perfeito! Para termos estas sensações, temos a tecnologia como nossa aliada, por isso, durante algumas edições desta coluna irei abordar aspectos que ajudam a definir a qualidade da imagem, som e do próprio aparelho de televisão. Hoje, vamos descobrir a diferença entre o LCD e o LED, que serve tanto para TVs, quanto para monitores de computadores e notebooks.
O LCD é uma tecnologia que ainda está no mercado, mas está perdendo espaço para o LED. O equipamento é baseado em cristal líquido e uma lâmpada que gera luz branca, que é instalada atrás da tela. Esta tela é composta por vários pontos (pixel) de cores primárias que a preenchem, completamente. As LCDs são mais indicadas para quem tem salas mais iluminadas, pois ela não emite nenhum reflexo.
Já as TVs LED são bem parecidas com as LCDs, porém, em vez de utilizarem uma luz branca, elas utilizam um conjunto de LEDs, isso faz com que a imagem se torne melhor, com muito mais brilho, melhor contraste e as cores sejam mais puras e vivas. Além da imagem, podemos considerar as TVs LED equipamentos ecologicamente corretos, pois são livres de mercúrio, chumbo, não utilizam lâmpadas CCFL, reduzindo o impacto ao meio ambiente, quanto ao seu descarte, além de seu consumo de energia ser 40% menor que as LCDs.
Portanto, fica a dica! O LED chegou para ficar!
Deixe o seu comentário