Aprendendo tecnologia - Internet wi-fi sem intrusos

Thiago Schaustz - thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A popularização de notebooks, smartphones e tablets está gerando uma dependência, cada vez maior, da internet sem fio. Isso é mais do que natural, já que é comum, em uma residência, ter mais de um equipamento com acesso wi-fi. Consequentemente, para que haja um compartilhamento de um ponto de internet, é necessária a instalação de um roteador e isso pode ser uma mão na roda para o seu vizinho, portanto, cuidado!
Nesse momento, você pode estar se perguntando o que o seu vizinho tem a ver com a história do roteador. A resposta é que ele pode estar utilizando o seu sinal de internet. Isso mesmo, sem você saber, você pode estar cedendo internet para quem não deveria. Isso ocorre por um simples erro que era muito comum até um tempo atrás. Hoje, os técnicos e usuários que configuram seus roteadores já estão mais espertos e não costumam falhar neste aspecto.
Existe uma configuração de segurança em todos os roteadores com o serviço wireless, que lhe permite escolher uma senha que restringirá o acesso à internet da sua casa. Essa configuração, localizada na parte de segurança do wireless de seu roteador, é dividida, basicamente, em três partes indispensáveis—criptografia, modo de autenticação e chave pré-compartilhada. 
A criptografia é onde devemos focar com maior atenção, pois devemos estar atentos em quais mecanismos há a maior segurança, que são os mais atuais. Antigamente, utilizávamos a WEP para a criptografia, mas já é um método fraco se compararmos com o WPA2, que é o mais atual e recomendado. Já o modo de autenticação mais indicado, hoje, é o PSK-AES. Quanto à chave pré-compartilhada, utilize a sequência de caracteres maior possível. Quanto maior a sequência, mais difícil é a quebra dessa senha. Lembrando que não há sistema 100% seguro, é importante a troca dessa senha, periodicamente.
Dica do dia: Para aumentar a segurança e estabilidade do seu roteador, verifique e cobre do seu técnico a atualização do firmware do equipamento. O firmware é o software que mantém qualquer equipamento eletrônico com suas funções em ordem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade