A internet já se tornou meio indispensável na comunicação entre as pessoas – e isso não é de hoje. Não é por menos que a parceria internet.org está difundindo suas ações para levar acesso à rede mundial de computadores aos locais mais carentes e quem está impulsionando esse movimento é a gigante marca Facebook.
A internet.org é uma iniciativa de grandes potências mundiais em tecnologia, organizações sem fins lucrativos, comunidades locais e especialistas que têm o intuito de levar o acesso à internet a dois terços da população mundial, fatia global que ainda não tem contato com a rede.
A intenção do Facebook, a rede social mais utilizada do mundo, é alcançar os céus próximos às comunidades menos desenvolvidas do mundo, espalhando conexão de internet. Toda essa missão seria possível através de drones, pequenas aeronaves autônomas que funcionam por energia solar, possibilitando voarem por cinco anos sem a necessidade de pousarem ou serem reabastecidas.
Essa disposição do Facebook vai impulsionar um investimento que gira em torno de 60 milhões de dólares somente para a aquisição dos drones. Todo esse valor será extremamente aproveitado pela camada que ainda não tem acesso à internet, sem contar o retorno financeiro e social da empresa que, após a compra do WhatsApp por 16 bilhões de dólares, mostrou que não está poupando esforços para se manter viva – e muito bem viva – no mercado tecnológico.
Se tudo der certo, a Titan, empresa responsável por construir os drones, irá desenvolver onze mil aeronaves que serão espalhadas pelo mundo e, de acordo com sites americanos, essa com a rede social pode ocorrer em breve.
Deixe o seu comentário