Aprendendo tecnologia - Internet banda larga no Brasil

sexta-feira, 13 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Thiago Schaustz

thiago@ts2informatica.com.br

Na última semana, para a nossa alegria, foi divulgada nos maiores jornais de circulação e nos informativos de tecnologia a informação que o governo, através do Ministério das Comunicações, implantará o plano “Brasil Maior”, que investirá cerca de R$ 18 bilhões de reais, até 2016, em empresas de telecomunicações. Dentre os vários objetivos do plano, um que se destaca é a aceleração da ampliação da internet móvel, comercializando assim a tecnologia 4G, superior à 3G que estamos utilizando há algum tempo.

Independentemente dos investimentos que serão feitos, eles devem ser rápidos. O Brasil ocupa, de acordo com pesquisa da Pando Network, um vergonhoso 164º lugar no ranking mundial de velocidade no acesso à banda larga. Nós temos um dos acessos mais caros do mundo, o que não justifica esta terrível posição no ranking. Isto se dá por diversos fatores, dentre eles, a centralização do acesso no Sul e Sudeste do país, a alta carga tributária e a falta de competitividade no mercado, fazendo com que o cliente tenha poucas opções de escolha e, por muitas vezes, opte por empresas que atendem a vários mercados, como telefonia fixa e móvel, TV e outros, deixando o serviço de internet precário.

Espero que o Brasil dê um salto em velocidade de banda larga e descentralize o acesso para todo o Brasil, levando informação e entretenimento a todos. Somos a 6ª maior economia do mundo, temos tecnologia de sobra, mão de obra qualificada, tudo para galgar maiores posições nestes rankings e oferecer melhor serviço para a população, afinal, Copa do Mundo e Olimpíadas estão aí, temos que aproveitar o legado delas.

Dica do dia: Teste a velocidade de sua conexão. Procure no Google pelo termo “velocímetro” e faça os testes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade