Os carnavais passam, os anos voam, a tecnologia evolui e os vírus também. Calma, o título da edição de hoje pode te deixar preocupado, querendo tomar uma vitamina C. É pra ficar preocupado mesmo, mas não precisa chupar laranja agora.
Quando alguém começa a espirrar perto de você, qual a sua reação? Sai de perto para não pegar gripe, não é? E quando você percebe que o roteador do seu vizinho está aberto, sem senha, te esperando para conectar? Você nem pensa em se infectar e conecta, certo? Cuidado!
A situação da gripe é bem semelhante à de um novo vírus que acaba de sair do forno, fresquinho. Pesquisadores da Universidade de Liverpool criaram um poderoso vírus capaz de residir e ser transmitido em redes Wi-Fi abertas, e não somente entre computadores ou entre um computador e um servidor, como acontece na maioria das vezes.
Normalmente, um vírus necessita se hospedar em um computador, servidor, smartphone e outros, mas com essa nova invenção, basta um roteador com rede sem senha para se espalhar, ou seja: pelo ar. Como uma gripe. O mais preocupante é que ainda não há antivírus com poder para detectá-lo.
Batizado de Chameleon e desenvolvido para pesquisas de segurança de redes, o vírus é capaz de capturar dados de usuários logados na rede e, assim como o vírus da gripe, quanto maior a concentração de computadores conectados a uma rede infectada, maior a chance de se proliferar por outros pontos de acesso sem senha.
Apesar de ainda estar em laboratório, esse desenvolvimento nos faz acender a luz de alerta, mostrando que é possível estarmos vulneráveis pelo simples fato de conectar na rede do vizinho. Aliás, essa não é a única forma de ataque em redes sem fios, há muitas outras. O ideal é ter seu próprio roteador, configurado corretamente, para reduzir riscos de pegar uma gripe virtual.
Deixe o seu comentário