Em edições anteriores desta coluna, vimos o quanto a tecnologia pode ser aliada da nossa saúde, como o medidor de glicose para smartphones, por exemplo. Dessa vez, a Google inicia a ideia de auxílio para deficientes visuais, através de uma lente de contato.
O desenvolvimento de tecnologias voltadas para a melhoria da saúde através de lentes de contato não é novidade para a Google. A mesma empresa já anunciou, no início do ano, que já trabalha com uma lente capaz de medir a glicose através das lágrimas de uma pessoa, alertando o usuário com sinais luminosos quando as taxas estiverem fora do normal. Sensacional!
Dessa vez, a gigante inicia a ideia de inserir microcâmeras nas lentes para auxiliar usuários com deficiências visuais. A tecnologia será utilizada para fotografar o que o usuário enxerga e também ser como um método de orientação e auxílio para pessoas privadas da visão.
A lente inteligente com microcâmeras ainda está em fase inicial. Só é possível saber que a Google já registrou a patente da ideia, mas ainda está em fase de projeto. Apesar de não termos um sinal de quando estará disponível, vale ressaltar o empenho de grandes empresas em investir em saúde. Obviamente, há a ambição de lucro para essas empresas, mas mesmo assim é louvável utilizarmos a tecnologia para o bem da população. Fica aí o sinal para os grandes laboratórios de pesquisa brasileiros e para os representantes dos poderes públicos que possam investir na tecnologia local para o desenvolvimento de projetos similares a esse. Mão de obra qualificada nós temos. Falta apoio!
Deixe o seu comentário