Depois de um curto período, estamos de volta com a nossa coluna “Aprendendo tecnologia”, no jornal A Voz da Serra, sempre aos sábados no Caderno Light. Confesso que esse curto período pareceu longo para esse colunista e, nessa edição de retorno, nada mais justo que abordar a nossa amada Nova Friburgo e seus investimentos tecnológicos.
Já estou completando uma década de serviços prestados na área tecnológica em Nova Friburgo. Nesses anos, sempre refleti o quanto nós somos atrasados em comparação a algumas cidades que frequentei. Aqui, não tratam a tecnologia como um investimento, mas como despesa, e essa filosofia é extremamente equivocada.
De alguns anos para cá, nota-se um pequeno avanço, mas longe do ideal. Temos profissionais altamente capacitados e qualificados, sem a menor necessidade de importação de mão de obra. Temos empreendedores natos com visão de mercado e que investem nesses profissionais. O que temos que progredir é o investimento público e a mudança drástica na visão de alguns empregadores, fazendo com que invistam nessa mão de obra e que banquem um projeto, que muitas vezes é tachado de audacioso.
Para iniciar reverter esse quadro, alguns profissionais liberais e empresas da área estão se mobilizando e formando grupos de discussão bem produtivos a fim de impulsionar a tecnologia na região. Palestras, workshops, cursos e reuniões estão sendo amplamente projetados por profissionais que querem ver Nova Friburgo um polo tecnológico de ponta. Por isso, um grupo chamado de Serra do Silício está organizando o “Primeiro Serra do Silício Talks” com palestras para profissionais conhecerem o projeto e atualizarem seus conhecimentos. Esse evento ocorrerá neste próximo dia 8, na sede do Ideas, na Ponte da Saudade. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.serradosilicio.com.br. Vale a pena conferir!
Deixe o seu comentário