Aprendendo tecnologia - Extensões para navegadores, devo usar?

Thiago Schaustz · thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 29 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Lembro-me bem quando acessei a internet pela primeira vez. Eram páginas feias, sem muitos atrativos. Os navegadores eram limpos, sem nenhum recurso adicional. Com o avanço da tecnologia e, consequentemente, dos acessos à internet, os navegadores ganharam recursos, ficando robustos, cheios de atrações para melhorar ainda mais os acessos. Um dos recursos mais utilizados são as extensões.

As extensões para navegadores são programas desenvolvidos que acrescentam recursos adicionais ao seu navegador web, modificando páginas e integrando-o com outros serviços que você utilize. Esses programas estão para os browsers assim como os aplicativos para os telefones celulares.

Algumas razões nos levam a ter vontade e até necessidade de utilizar as extensões. Por exemplo, nos integrar a outros serviços que utilizamos. As extensões de bancos, Google Docs, entre outros nos permitem integrar serviços dentro do próprio navegador, além de muitas outras coisas. As extensões são como qualquer outro programa, mesmo que os navegadores tenham certos limites no que podem ou não fazer. Se você quiser integrar o seu navegador a algum serviço ou adicionar algum recurso extra, há uma boa chance de que você possa fazer isso com uma extensão que já exista.

Como nem tudo são flores, há extensões que podem conter riscos de segurança. O ideal é instalar sempre desenvolvedores confiáveis e ser cuidadoso com eles da mesma forma que se tem cuidado ao instalar um programa comum. O ideal é não instalar muitas extensões, já que podem até sobrecarregar o navegador, afinal, são programas dentro de um grande programa que é o navegador. No mais, o Chrome e o Firefox funcionam muito bem com as extensões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade