Aprendendo tecnologia - Entendendo os sinais da sua internet móvel

Thiago Schaustz · thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Os últimos tempos têm sido os tempos do 3G e, em algumas cidades do país, 4G. A tecnologia móvel aliada à internet tem se mostrado ferramenta importante para usuários de todos os perfis, mas poucos usuários sabem decifrar os códigos do seu dispositivo móvel quando conectado à internet, como por exemplo, as letras "E”, "H+” ou "3G”. Vamos entender o que significa cada uma das letras.

Esses sinais que aparecem quando um dispositivo está conectado à internet móvel significam o tipo de tecnologia em que ele está conectado. O dispositivo sempre tenta se conectar à melhor tecnologia disponível, de forma automática, sendo alterada constantemente em alguns locais, como em Nova Friburgo.

Em ordem de velocidade e desempenho, as letras disponíveis são "G”, "E”, "H”, "H+”, "3G” e o "4G” e os significados são:

A letra G representa a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) que começou a ser usada em 2000.

A letra E simboliza a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Tal tecnologia é um pouco mais veloz que a anterior, representada pela letra G.

A letra H faz referência à tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou ao padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Esta conexão atinge uma velocidade considerada alta, de até 14 Mb/s (megabits por segundo);

O símbolo H+ indica a tecnologia chamada Evolved HSPA (HSPA Evoluído). Esta pode chegar a velocidades de até 168 Mb/s para download e 22 Mb/s para upload;

A sigla 3G faz referências às tecnologias móveis de terceira geração. Os padrões como HSPA e HSPA+ costumam ser chamados de 3G, no entanto, não são. Quando a sigla 3G aparece em um aparelho, no geral faz referência à tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service), que pode atingir velocidades de até 2 Mb/s.

Por último e ainda sem estar funcionando em nossa cidade, o 4G é a quarta geração. O 4G utilizado pelas operadoras americanas é, na verdade, um nome para agrupar as tecnologias WiMAX, LTE e HSPA+, podendo atingir velocidade de 100 Mbit/s em movimento e 1 Gbit/s em repouso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade