Aprendendo tecnologia - Desfragmentar é preciso!

sexta-feira, 08 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Thiago Schaustz

thiago@ts2informatica.com.br

Não há coisa mais irritante do que um computador lento. Existem vários fatores que causam a lentidão, dentre eles, podemos citar a pouca quantidade de memória RAM, processador com clock baixo, e, também, arquivos fragmentados, que é o nosso tema abordado hoje. Mas, afinal, o que são arquivos estes arquivos fragmentados?

Inicialmente, devemos associar o HD do nosso computador com um disco de vinil. Quando colocávamos o vinil para tocar as músicas, um braço mecânico com uma agulha deslizava, em um movimento sequencial, e decifrava todas as informações gravadas no disco que girava e o som era emitido. O HD não é muito diferente. Há um disco com um braço mecânico sobre ele que lê todas as informações ali contidas. Porém, nos HDs temos um problema. Quando um arquivo é gravado, o sistema operacional pode fragmentar este arquivo em vários pedaços e alocá-los em setores diferentes do HD. Este procedimento causa uma lentidão no sistema, já que o braço mecânico do HD precisa percorrer vários setores distantes no disco para ler uma informação. Se todas as partes estivessem de forma contígua, seria muito mais fácil e rápida a leitura do arquivo.

Portanto, este é o nosso desafio! Para isso, contamos com uma ferramenta muito importante do Windows, o Desfragmentador de disco. Esta ferramenta analisa todos os arquivos fragmentados e os desfragmenta, aumentando o desempenho do computador. Para executar o desfragmentador, basta abrir o Meu Computador, clicar com o botão direito do mouse sobre o disco a ser desfragmentado – na maioria dos casos é o Disco C –, depois, clicar em Propriedades. Irá abrir uma caixa, nela, procure a aba Ferramentas, e depois, escolha a opção Desfragmentar agora, em Desfragmentação. Após estes procedimentos uma nova caixa irá abrir, então, clique em Desfragmentar disco. Pronto! Irá demorar alguns minutos, variando de computador para computador, mas aguarde até o fim.

Dica do dia: O procedimento de desfragmentação é necessário. Eu recomendo, no mínimo, uma vez ao mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade