O brasileiro é um povo apaixonado por TV! Programas de auditório, novelas, seriados, shows e o tão apaixonante futebol conseguem grudar os olhos desse povo nas telinhas de mais de 40 polegadas que muita gente tem. As tecnologias desenvolvidas para nos distrair em nossos momentos de lazer são grandes e cada vez mais atrativas.
Apesar da redução do custo de um aparelho de televisão, os seus recursos são de dar inveja. No mercado, podemos encontrar equipamentos finíssimos, grandes, com tecnologia de ponta como o LED e com um preço relativamente acessível. São tantos os modelos e marcas que ficamos até perdidos na hora de escolher um para combinar com a nossa sala.
As emissoras de TVs seguem o tão espantoso avanço tecnológico. As imagens estão cada vez mais reais. Impressionante! Se formos pensar, o que está acessível hoje é a transmissão digital em alta definição. Quem assiste uma transmissão digital sabe que a qualidade é impecável. Parece que não dá para melhorar, mas dá sim!
Na Copa do Mundo no Brasil, a emissora japonesa NHK testou no jogo Brasil x Camarões a tecnologia 8K. A moda era falar na tecnologia 4K, que nem deu tempo de ver funcionar. Mas esqueça a 4K, foque na 8K. É tudo tão real que parece estarmos sentados no estádio, mas estamos no sofá em frente à TV.
Na verdade, os grandes testes tecnológicos são realizados em grandes eventos, e dessa vez não foi diferente. Alguns poucos privilegiados puderam assistir a um jogo com uma definição de 7680 x 4320p, ou seja, 16 vezes maior que a TV Full HD da sua sala. Achava que estava bom? Agora é melhor ainda!
A diferença não para na imagem. O som nas transmissões 8K é composto de 22 canais. Nem pense em jogar a sua TV de 7.1 canais ou o antigo 5.1 fora. A diferença é muito grande, mas ainda deve demorar pra chegar no Brasil. Até lá, as nossas Full HDs já estarão bem velhinhas, pedindo para serem trocadas.
O que fico pensando é se vai dar tempo de ver um jogo em 8K ou se as próximas tecnologias vão engoli-la com uma imagem ainda melhor.
Deixe o seu comentário