Nos últimos dias, fui surpreendido em meu perfil do Facebook com algumas postagens de amigos perguntando sobre uma imagem que circulou na rede social. Muitos ficaram em dúvida se ela era real ou não. Em uma dessas postagens, um grande amigo que conquistei em um curso que fizemos juntos no Rio de Janeiro, me sugeriu que fizesse uma matéria sobre o assunto que, por sinal, é muito interessante e assustador para algumas pessoas. E é para se assustar mesmo!
Essa imagem que ilustra a edição de hoje é a mesma que circulou na rede social. Nela podemos perceber um dispositivo que fica entre o computador e o teclado. Esse dispositivo, que até um segundo momento pode ser considerado inofensivo, tem a possibilidade de roubar todos os seus dados. Uns podem achar que é uma peça do teclado, outros podem achar que é um adaptador ou um pen drive, mas isso é um "keylogger” de hardware.
O termo "keylogger” é mais conhecido na área dos softwares, ou seja, programas de computador. Esse tipo de software rouba todos os dados digitados pelo usuário de forma bem transparente, sem que nenhum dispositivo esteja conectado ao computador. Mas existe o keylogger de hardware – o mostrado na ilustração desta coluna – que é um dispositivo conectado ao teclado e que possui um software interno que captura tudo que é digitado.
O seu susto pode ser maior a partir do momento em que eu te informar que esses dispositivos podem ser encontrados em qualquer loja de informática. Existem diversas formas legais e morais de utilizá-lo, como por exemplo, perícias técnicas de empresas e até mesmo policiais, ou então pelos pais que desejam saber o que seus filhos andam digitando em conversas na internet. Tudo na informática depende da índole de quem utiliza os seus recursos.
A orientação é aumentar ao máximo os cuidados quando for utilizar um computador público ou de terceiros. Não adianta ficar olhando se atrás do computador há ou não um keylogger como esse, já que temos infinitas técnicas de espionagem. Portanto, não acesse dados confidenciais em um computador que você não conheça a utilização. Caso contrário, poderá ter sérias dores de cabeça e o susto pode ser muito maior.
Deixe o seu comentário