Com a veloz popularização das redes sociais alguns itens e práticas se tornaram comuns e até necessários. Dentre estas redes sociais, o Twitter é um grande formador de manias e uma delas é a hashtag, que, inclusive, teve sua maior aparição no microblog. As hashtags são aquelas palavras que vêm acompanhadas do símbolo # (conhecido como jogo da velha ou tralha), por exemplo, #verão ou #AprendendoTecnologia.
Essas palavras ou grupo de palavras sem espaços, quando inseridas com o símbolo, viram hiperlinks nas redes sociais e indexáveis pelos mecanismos de busca, ou seja, você pode procurar por #AprendendoTecnologia nos campos de busca e todos os posts com essa hashtag serão encontrados e listados. Essa prática auxilia na comunicação e pesquisa entre usuários com os mesmos interesses. No Twitter, por exemplo, existe o menu Trending Topics, que são as hashtags mais postadas do mundo ou do nosso país.
O problema, hoje em dia, é que as pessoas não estão usando as hashtags de forma correta. Um exemplo claro que vejo com frequência é no Facebook. Nele, as hashtags não funcionam devido às políticas de privacidade do próprio site. Portanto, utilizá-las, ou não, não fazem a menor diferença. Já no Instagram, pode usufruir do recurso tranquilamente, pois, como o Twitter, o Instagram possui em seu mecanismo de busca a liberação do recurso.
Outro problema clássico e de mal gosto é utilizar várias hashtags em um único post. Por exemplo, a pessoa compartilha uma foto no Instagram na praia e insere um caminhão de hastags, isso é confundir a criação de um tema com a descrição detalhada de cada item da foto. É um uso excessivo, que dificulta a leitura e proporciona uma qualidade negativa do conteúdo postado. O correto é utilizar um item que descreva o post por completo.
No mais, faça um bom proveito desse recurso!
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