Thiago Schaustz
thiago@ts2informatica.com.br
Um dos maiores motivos de preocupação para os usuários domésticos e administradores de rede e infraestrutura é quantidade enorme de vírus em circulação na internet e dispositivos portáteis, infectando os computadores. No caso da utilização doméstica, a dor de cabeça começa quando o computador não liga, arquivos somem ou não abrem, lentidão e travamentos, e por aí vai. No caso das corporações, administradores monitoram, constantemente, o fluxo de dados que trafegam na rede e o desempenho dos computadores, pois, além do que já foi citado anteriormente, temos a obrigação de manter todos os dados vitais de uma empresa íntegros, além de serviços como internet, e-mail e banco de dados, acessíveis a todo o momento. Para nos auxiliar nesta missão, contamos com um aliado importantíssimo, o antivírus.
Os antivírus se encaixam na categoria de softwares utilitários, que são programas com uma especificidade. Há uns anos atrás, dizia-se que um computador não poderia se conectar à internet sem um antivírus instalado. Eu vou além! Hoje, após a formatação, a primeira ação é instalar o antivírus e, após conectar à internet, a obrigação é atualizá-lo. Sim, este tipo de programa deve ser atualizado constantemente, pois, a cada dia, uma quantidade enorme de vírus é inserida na grande rede.
Portanto, após essa demonstração de importância, veja se seu computador possui um antivírus instalado e atualizado. Se possuir, ótimo! Caso contrário, acesse a internet e baixe-o, gratuitamente. Há vários programas no mercado e, com maior destaque, para o Avira, Avast, AVG e o BitDefender. Em minha opinião, são os que estão na ponta para proteger seu computador.
Dica do dia: Não pense que instalando dois antivírus diferentes em seu computador ele estará mais protegido, pelo contrário, se instalar mais de um programa deste tipo em seu computador, ele poderá travar e você irá precisar de um técnico para resolver o problema.
Deixe o seu comentário