Aprendendo tecnologia - A importância de um firewall

Thiago Schaustz - thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 27 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Você nem percebe, mas a partir do momento em que seu computador está conectado à internet, um componente importantíssimo para a segurança da informação entra em atividade. O firewall, nos dias atuais, é uma ferramenta imprescindível para quem está online e quer se proteger. Ele é o responsável pela filtragem de tudo que entra e sai do computador pela rede. Sendo assim, ele é o responsável pela transmissão e recepção de dados autorizados. Um firewall—parede de fogo—pode ser um hardware, um software ou a combinação de ambos. Hoje, vamos abordar o software.

Os sistemas operacionais possuem um firewall embutido em sua gama de aplicativos pré-instalados. Geralmente, ele vem habilitado, porém, dependendo do que você deseja fazer, é necessário configurá-lo, e é aí que vem o problema. Muitas pessoas, ao se depararem com algum problema de firewall, têm o hábito de desabilitá-lo. Com essa prática o problema que surge é resolvido, porém, o sistema se torna desprotegido. Um exemplo comum é a utilização de programas P2P, que são usados para download e upload de arquivos. Em alguns casos, o firewall bloqueia essa comunicação e, sem saber como resolver, o usuário o desabilita. O correto é saber as portas que são utilizadas pelo programa e liberá-las no firewall. Cada firewall opera de uma maneira diferente, então, sugiro a pesquisa na internet de como liberar essas portas. Esse é só um exemplo, mas serve para qualquer comunicação na internet.

É importante sabermos que não podemos conectar o cabo de rede sem um firewall habilitado. Com este dispositivo ligado, os riscos de um acesso indevido reduzem bastante.

Dica do dia: Se não estiver satisfeito com o firewall do seu sistema operacional, existem várias outras opções disponíveis. Basta pesquisar na internet um modelo, baixar e instalar, você mesmo pode fazer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade