Aprenda o idioma que quiser sem sair de casa

sexta-feira, 22 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Você gostaria de aprender inglês, espanhol, francês ou outra língua, mas não tem tempo ou dinheiro? O Livemocha é uma comunidade mundial de aprendizagem de idiomas online que combina métodos tradicionais de aprendizagem com a prática online e interação com falantes nativos ao redor do mundo. 
Ao todo são 38 idiomas disponíveis, em que os alunos podem enviar exercícios para italianos, por exemplo, que corrigem e dão dicas. É uma troca, onde é possível ajudar quem quer aprender a falar a sua língua nativa enquanto se aprende a falar a língua desejada. A partir daí surgem grupos de estudos.
O Livemocha oferece uma experiência de aprendizagem que promete fluência. Desde seu lançamento, em 2007, a comunidade do Livemocha cresceu para mais de 15 milhões de membros em mais de 195 países. Começou com o intuito de atender à demanda da globalização, em que, hoje, mais do que nunca, todos se conectam.
Baseado no princípio de que qualquer pessoa tem a capacidade de aprender um novo idioma, o método de ensino foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Estudos Aplicados em Segunda Língua da Universidade de Oregon. A metodologia é estruturada em torno do modelo de aprendizagem Abrangência Total (Whole-Part-Whole), que é uma estrutura comprovada que permite aos alunos observar, aprender e praticar conceitos novos da língua. 
Consistentemente usado em treinamento de habilidades com excelentes resultados, o modelo Abrangência Total separa as situações de aprendizagem em três partes. Na “Demonstração” os estudantes assistem e/ou ouvem os falantes nativos em uma conversa. A situação inclui novas habilidades linguísticas e é apresentada aos estudantes em um ambiente da vida real, que contribui com a construção de um modelo mental. Por exemplo, o estudante pode assistir a um vídeo de pessoas pedindo café em uma cafeteria e então fazer um breve exercício para avaliar a própria compreensão.
A “Desconstrução” é a situação representada na conversa e dividida em vocabulário e gramática. Isso permite que os alunos possam compreender os componentes da nova situação e aprender como esses componentes podem ser aplicados a outras situações.
Já a “Prática” reagrupa os componentes, quando é dada ao estudante a oportunidade de praticar por meio de uma série de atividades interativas. Estas atividades centram-se na produção escrita e falada e envolvem interação e recomendações de falantes nativos da língua.
Ao todo são 38 idiomas disponíveis. Quem quiser mais informações ou desejar aprender um novo idioma é só acessar www.livemocha.com. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade