Policiais do Patamo 1 e do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Cordeiro, ambos do 11º BPM, apreenderam na tarde da última quarta-feira, 3, um quilo e meio de maconha numa casa alugada na localidade rural conhecida como Porto Marinho, a aproximadamente 35 quilômetros do centro de Cantagalo. No imóvel, que funcionava como ponto de distribuição de drogas, também foram apreendidas duas balanças de precisão e farto material para embalagem da erva. Ninguém foi encontrado no local no momento que os PMs chegaram com um mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara Única de Cantagalo. De acordo com a polícia, a droga seria da quadrilha de Gabriel Faria Daflon de Araújo, preso com mais 26 pessoas em Cordeiro, numa grande operação policial, que reuniu 120 PMs e 40 policiais civis, há pouco mais de um mês, em cumprimento a pelo menos 22 mandados de prisão e a outros 30 de busca e apreensão.
Na operação desta semana, desencadeada a partir de informações passadas por colaboradores das equipes policiais, foi preso em flagrante Jorge Torres de Moraes, 25 anos, na casa da namorada, no distrito cantagalense de São Sebastião do Paraíba. A denúncia deu conta que Jorge distribuía drogas na região em um Gol cinza. Ao ser preso, ele confessou na 153ª DP (Cantagalo) que vendia drogas para a quadrilha liderada por Gabriel. Ainda de acordo com os policiais, mesmo preso Gabriel teria determinado que aproximadamente 70 quilos de drogas da quadrilha — que estavam numa fazenda da zona rural de Cantagalo — fossem divididos em casas na região e comercializados rapidamente a usuários. A maconha apreendida na casa de Porto Marinho, inclusive, seria a última carga disponível do estoque para revenda.
Após prestar depoimento ao delegado da 153ª DP, Hugo Werneck Campos, Jorge foi recolhido ao setor de custódia da Polinter em Nova Friburgo e posteriormente transferido para um presídio no Rio de Janeiro. Participaram da operação de quarta-feira o sargento David e os soldados Gilber, Flaner e Maurício, do Patamo 1, além do tenente Bezerra e os cabos Jeová, Souza, Livânio, Alex e Vilmagno, do DPO de Cordeiro.
Blitz noturna da PM: jovem de
19 anos presa com cocaína no carro
Policiais do 11º BPM recolheram 13 sacolés de cocaína na madrugada de sexta-feira, 5, com Bárbara Risso, 19 anos, numa blitz de repressão ao tráfico de drogas na Rua Zimmernoff, no bairro Vila Guarani. A droga estava no bolso do casaco de Bárbara, flagrada com mais um casal e um rapaz no Chevette branco, LHV 2084. Ela foi presa em flagrante e transferida para a carceragem feminina da Polinter, no município de Magé. O cabo Claussen e o soldado Thiago, sabedores de que o local costuma ser frequentado de madrugada por usuários de drogas, suspeitou do veículo com quatro pessoas e decidiu fazer uma abordagem, flagrando a jovem com a cocaína. Ela confessou que comprara o entorpecente num bar da Rua Comandante Ribeiro de Barros, no Paissandu, e tinha a intenção de revendê-lo.
Na 151ª DP Bárbara revelou ainda à delegada adjunta, Mariana Magalhães Ferrão, que já comprara drogas no referido bar outras vezes e que até costumava revendê-la no próprio estabelecimento. Bárbara também disse que comprou os 13 sacolés, com 25 gramas de pó ao todo, por R$ 350, e pretendia ter um lucro de R$ 300 com a revenda. Os policiais militares foram até o bar, mas não encontraram nenhuma droga com o jovem indicado por Bárbara como fornecedor. Os demais ocupantes do Chevette foram conduzidos à delegacia e liberados em seguida. Um dos rapazes disse que estava no bar com sua esposa e convidou um amigo no Cordoeira para acompanhar o grupo. O rapaz, a mulher e Bárbara, então, foram buscar o tal amigo. No retorno ao Paissandu, o grupo foi alvo da blitz policial. Na delegacia, o casal e o amigo negaram saber que Bárbara transportava drogas no casaco.
Policiais do 11º BPM fazem treinamento para uso de pistola 40
Pelo menos 90 policiais militares do 11º BPM realizaram nos últimos dias 2,3 e 4 treinamento especial de instrução de manutenção de tiro com pistola calibre 40, com o intuito de melhorar a qualificação dos oficiais em operações policiais e ostensivas em toda a área de cobertura do batalhão. O curso foi realizado por oficiais do Centro de Instrução Especializado em Armamento e Tiro da PM (CIEAT), que cumpriram programa de atualização do treinamento oferecido aos policiais do Estado do Rio de Janeiro. O curso oferece, além da prática, também instruções teóricas que habilitam os policiais militares a escolherem o momento e o local mais adequados para efetuarem os disparos em uma operação, sempre preservando a vida dos cidadãos.
Deixe o seu comentário