Com recursos limitados e desfalque de alguns dos principais jogadores, o Friburguense apostará no trabalho para o 2º semestre. A reapresentação do elenco foi antecipada e ocorreu na última terça-feira, 21, no Eduardo Guinle. O Tricolor da Serra terá um time renovado para a disputa da Copa Rio, em setembro, e nomes menos conhecidos da torcida tricolor, como Afonso, Bruno, Rômulo Azevedo, Rainer e Tufy, que se juntam aos experientes Sergio Gomes, Cadão e Bidu. O volante Leomir, recuperado de uma grave lesão, será reintegrado ao grupo e alguns reforços devem ser contratados. Auxiliar de Gerson Andreotti, Luiz Mendonça terá a missão de dirigir o Frizão no torneio estadual.
"Nós já teríamos um time forte com os jogadores que se reapresentaram, mas até a Copa Rio nós vamos trazer alguns jogadores que se destacam, seja na segunda divisão do estadual ou através dos contatos que temos com amigos em outros estados. Estamos sempre pensando em uma renovação a partir das divisões de base, na manutenção dessa estrutura com o Sergio Gomes, Cadão e Bidu. Caso alguns jogadores que foram emprestados tenham a oportunidade de ficar em outros clubes de maior porte, temos que ter um plano B, na Copa Rio, para estruturar a equipe para o estadual”, diz o gerente de futebol José Siqueira.
Ao todo, 13 atletas participaram do primeiro dia de atividades. Os atacantes Romulo e Lohan estiveram presentes, mas ficam por pouco tempo em Nova Friburgo. O camisa 9 do Friburguense, no Carioca, será emprestado a um time da Suíça, enquanto o jovem de 17 anos passará por um período de testes no Cruzeiro. Para recompor o sistema ofensivo, o atacante Ricardinho deverá retornar ao clube. "O Ricardinho está mantendo a forma no Friburguense, mas ele sempre jogou aqui no clube e vamos ver algo para ele em termos de Copa Rio. Com certeza ele ficará treinando com a gente”, garante Siqueira.
Em meio às dificuldades financeiras, a diretoria do Friburguense começa a montar o elenco para a sequência da temporada e o primeiro jogador a renovar contrato foi o zagueiro Cadão. O capitão acertou até o fim do ano e sinaliza com a possibilidade de jogar mais um campeonato carioca em 2014. O lateral Sergio Gomes também renovou o vínculo e garantiu presença na disputa da Copa Rio, bem como o volante Bidu. As negociações com o Brusque não avançaram e o jogador de 33 anos defenderá o Tricolor da Serra no torneio estadual.
Mendonça assume: clube aguarda retorno de Andreotti
À espera de Gerson Andreotti para o campeonato carioca de 2014, o Friburguense aposta em uma solução caseira para dirigir o time na Copa Rio. Auxiliar durante o Carioca, Luiz Mendonça terá oportunidade e vai trabalhar em conjunto com a comissão técnica.
"É lógico que temos que ter um líder dentro de uma comissão técnica, mas fazemos um trabalho conjunto. O Mendonça terá a minha ajuda, a do Paulinho (preparador físico) e a do Adriano (preparador de goleiros). Ele sempre foi visto como auxiliar e é normal que o jogador tenha isso na cabeça. Nós pretendemos mostrar que, para obter sucesso, a vontade dentro de cada jogador é mais importante”, relata o gerente de futebol do Frizão.
Alguns treinadores procuraram o clube, mas o dirigente preferiu apostar na continuidade do trabalho de Andreotti. Portanto, nomes especulados como os de Antônio Carlos Roy, Cleimar Rocha e Edson Souza estão descartados.
Jogadores emprestados: maioria deve retornar
Além de Romulo e Lohan, outros sete jogadores não disputam a Copa Rio pelo Friburguense. Diego Guerra, Zé Victor e Marcelo foram emprestados ao Macaé logo após o término do estadual. Na última semana, Jorge Luiz e Lucas seguiram o mesmo caminho e reforçam o time do norte fluminense na série C do campeonato brasileiro. Lucas recebeu sondagens do Botafogo, mas as negociações não avançaram por conta do excesso de volantes no alvinegro carioca. Uma transferência para General Severiano não está descartada, mas depende da saída de jogadores da posição.
Na última segunda-feira, o atacante Ziquinha tornou-se o sexto jogador do Friburguense emprestado ao Macaé. O experiente atleta de 34 anos fica até o fim da temporada e retorna para defender o tricolor da serra no estadual de 2014. "Contamos com todos esses jogadores para o próximo ano, mas isso depende de eles não receberem propostas financeiras mais vantajosas. Não podemos impedir o profissional de escolher”, ponderou José Siqueira.
Lohan fará testes no Cruzeiro
Depois de idas e vindas, o atacante Lohan, 17 anos, terá uma chance no Cruzeiro. A jovem revelação do Friburguense passará por um período de testes a partir do dia 20 e, ser for aprovado, fica até o fim da temporada.
Lohan esteve na Toca da Raposa em abril, mas preferiu não permanecer em Belo Horizonte. A morte do meia Marquinhos, ex-companheiro e amigo pessoal do atacante, foi a justificativa para a desistência temporária. Desde então, aguardava por uma segunda chance e, desta vez, não recusou a proposta.
Natural do Carmo, o atacante se destacou no time juvenil do Friburguense em 2012 e foi promovido diretamente para a equipe profissional. Lohan participou de cinco jogos no campeonato carioca e não marcou nenhum gol.
Adilson deixa o Friburguense
Titular no campeonato carioca deste ano, o goleiro Adilson rescindiu o contrato com o Friburguense e não fica no clube para o restante da temporada. A diretoria do Frizão não demonstrou interesse em renovar e o jogador optou por encerrar o vínculo que terminaria no próximo dia 31.
Contratado em 2009, o goleiro assumiu a titularidade após a saída de Marcos, no início da temporada. Adilson defendeu a meta tricolor em 13 partidas no estadual e sofreu 20 gols, alternando bons e maus momentos. Destaque no empate contra o Fluminense, no Engenhão, ele sentiu a falta de ritmo em algumas partidas e chegou a ser contestado pela torcida nos jogos contra Audax, no Eduardo Guinle, e Boavista, em Moça Bonita.
O goleiro agradeceu a oportunidade, mas revelou estar surpreso por não ter sido procurado pelo Friburguense. "Estive reunido com a diretoria há algumas semanas e acho que eles não considerariam vantajoso continuar comigo. Decidi que seria melhor voltar para casa, ficar com minha família e definir meu futuro. Saio numa boa, com as portas abertas, não houve estresse nem discussão com ninguém. Só tenho a agradecer a cada torcedor pelo carinho que recebi. Foram três anos no clube e estou feliz com o que pude viver. Espero voltar, um dia”, disse.
Goleiros: Afonso e Matheus
Laterais: Sergio Gomes e Victor Hugo
Zagueiros: Cadão, Bruno e Clayton
Volantes: Bidu, Leomir, Romulo Azevedo e Pierre
Meias: Tufy, Rainer, Rodrigo e João
Atacantes: Ricardinho, Romulo, Lohan e Douglas
A situação dos principais jogadores do Friburguense
Adilson: rescindiu contrato e não continua no Friburguense
Afonso: com o contrato em vigência, permanece no clube
Sergio Gomes: renovou contrato e joga a Copa Rio pelo Friburguense
Flavinho: emprestado ao Brusque-SC, deve voltar no final da temporada
Cadão: renovou contrato até o fi m do ano e disputa a Copa Rio
Diego Guerra: emprestado ao Macaé até o final da temporada
Bidu: renovou contrato e disputa a Copa Rio pelo Friburguense
Lucas: emprestado ao Macaé até o final do ano
Elan: situação indefinida, mas não deve permanecer
Leomir: recuperado de lesão, disputa a Copa Rio pelo Friburguense
Zé Victor: emprestado ao Macaé até o final da temporada
Marcelo: emprestado ao Macaé até o final da temporada
Jorge Luiz: emprestado ao Macaé até o final da temporada
Tufy: com contrato em vigência, disputa a Copa Rio
Victor Hugo: permanece no Friburguense para a Copa Rio
Ziquinha: emprestado ao Macaé até o final da temporada
Romulo: será emprestado a um clube da Suíça
Lohan: passará por um período de testes no Cruzeiro
Douglas: sem propostas e com contrato em vigência, permanece no Friburguense
Sergio Gomes (fundo), Bidu e Bruno: jogadores devem ser titulares do Friburguense na Copa Rio
Deixe o seu comentário