Vinicius Gastin
A segunda edição da Supercopa SAF consolidou o retorno do futebol amador ao calendário esportivo municipal. O sucesso do torneio, realizado pela Secretaria de Esportes em parceria com a iniciativa privada, motiva o município a tentar resgatar outra modalidade forte no passado em Nova Friburgo: o basquete. De acordo com o secretário Renato Satyro, a ideia é organizar um campeonato ainda este ano, sendo este o principal projeto esportivo para o segundo semestre.
"Nós vamos organizar pela Secretaria de Esportes, ainda este ano, um campeonato de basquete para tentar resgatar o esporte na cidade. Também vamos realizar a copa de judô pela Secretaria. Ainda temos o motocross, que pretendemos anunciar em breve. Licitamos R$ 60 mil em materiais esportivos e, através de parcerias, conseguimos reformar alguns espaços. A Unimed, por exemplo, vai patrocinar uma academia ao ar livre e manterá todas as outras.”
Além destes projetos, a segunda edição da Supercopa SAF de futebol feminino está em fase final de elaboração. Organizada nos mesmos moldes do masculino, deverá ter início em meados de setembro. "Depois que tudo deu certo, nós ficamos satisfeitos. Realizar o primeiro campeonato é fácil, mas ter que manter o nível no segundo é difícil. E nós conseguimos superar o de 2013 no masculino. Esperamos o mesmo para o feminino. Agradecemos aos times participantes, a arbitragem, todos aqueles que de alguma forma nos apoiaram, a Prefeitura, a SAF, Faol, ao Wanderley, Carlinhos e Jorge Freiman. A imprensa, principalmente A VOZ DA SERRA, foi fundamental para a divulgação do evento e motiva o patrocinador a querer investir novamente no próximo ano”, ressalta Renato Satyro.
Forte no passado, o basquete pode ressurgir com novo campeonato em Nova Friburgo
Ippon nas diferenças
Equipe de judô do Colégio Mercês participa de evento para atletas especiais
Uma das ferramentas mais eficientes para a inclusão social, o esporte produz diariamente diferentes histórias de superação. A equipe de judô do Colégio Nossa Senhora das Mercês escreveu um desses capítulos ao participar da primeira edição do Campeonato de Judô para Todos, realizado no último fim de semana nas dependências da Vila Militar, no Rio de Janeiro. O pequeno Daniel Veloso, além de competir, participou da abertura do torneio e da homenagem a Breno Viola, o primeiro faixa-preta de judô do mundo com síndrome de Down e representante do Brasil nas olimpíadas especiais. Apesar da presença ilustre, a simpatia, técnica e disciplina do friburguense atraíram olhares especiais do público presente e a medalha conquistada pelo judoca na categoria especial fez as arquibancadas pulsarem.
A competição é pioneira no Brasil e contou com participação dos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, por ser a cidade-sede. Daniel Veloso é aluno do professor Daniel Lage, graduado através do curso da Special Olympics, órgão responsável pela execução dos jogos olímpicos especiais. "A iniciativa do Mercês é de grande valia para a inclusão dos deficientes e para a socialização, já que o judô esta na grade curricular da escola. O judô é reconhecido pela Unesco como o esporte mais indicado para crianças e jovens entre quatro e 21 anos”, destaca.
Daniel Lage (terceiro da esquerda para a direita) destaca o papel do esporte para a socialização das crianças especiais
Pequeno Daniel levantou o público presente à Vila Militar ao conquistar a medalha na categoria especial
Equipe Junior Santos conquista os primeiros lugares em estadual de jiu-jitsu
O campeonato estadual de judô, realizado no início deste mês pela FJJRio (Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio de Janeiro), teve Nova Friburgo como grande destaque. Os atletas Fanuel Machado e Caian Guimarães, ambos da equipe Junior Santos, enfrentaram adversários difíceis e fizeram duelos equilibrados, mas, no fim, puderam celebrar os bons resultados no pódio.
Desde a primeira luta, Fanuel imprimiu um ritmo forte e superou os oponentes nos quatro combates que realizou com a garra característica. Na decisão, entretanto, o friburguense faixa-azul não repetiu o desempenho na decisão e acabou com o título de vice-campeão estadual na categoria Adulto, peso pluma. Caian, apesar de faixa-branca, teve melhor sorte e conseguiu finalizar todos os cinco combates, inclusive o decisivo, e voltou para casa com a medalha de ouro no peito.
Os resultados cumpriram o planejamento traçado pela equipe Junior Santos, que pelo desempenho dos atletas, esperava o resultado. "Tudo isso se deve muito ao desempenho de toda a equipe e dos atletas. Essa vitória não foi só nossa, foi primeiramente pelo merecimento de Deus e com a ajuda e incentivo de todos, da equipe, família e amigos”, destaca o mestre Junior Santos.
Caian Guimarães (centro) finalizou os cinco oponentes e conquistou o título estadual no Rio de Janeiro
Após final equilibrada, Fanuel (primeiro à esquerda) faturou o vice-campeonato na categoria Adulto
Deixe o seu comentário