Mais de 200 empresários lotaram o salão do Caledônia Montanha Clube na noite da última terça-feira, 25, para a palestra “Ferramentas do empreendedor”, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Treinamentos (IDEBrasil), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo. O consultor, pesquisador e administrador de empresas Leonardo Navarro usou exemplos do dia a dia para mostrar à plateia as falhas de gestão que geram desperdício de dinheiro e apresentar as ferramentas que podem ajudar os empreendedores a melhorar o desempenho dos negócios e alcançar o lucro desejado. No evento, foi relançado o Curso de Desenvolvimento Empresarial (CDE), que já formou quatro turmas na cidade desde 2009 e volta a ser oferecido a partir do mês de novembro, na sede da CDL.
Leonardo Navarro revelou que, embora o Brasil seja considerado hoje o país mais empreendedor do mundo, 69 por cento das empresas nascidas aqui morrem do primeiro até o quinto ano de vida. O palestrante assinalou que, nas pesquisas realizadas pelo IDE, há 22 anos, com pequenos e microempresários, ficou claro que a maioria atribui seus problemas financeiros e administrativos a causas externas, como carga tributária, custo de capital de giro, inadimplência e mão de obra desqualificada.
“Foram citadas nas pesquisas 19 causas, todas externas. A verdade é que as condições do mercado são as mesmas para os empreendedores; o que os diferencia é o conhecimento de gestão”, garantiu.
De acordo com o consultor, as falhas mais comuns observadas nas empresas envolvem administração de pessoas, organização, negociação e compras, controle de estoque, sintonia com o cliente (marketing) e planejamento. Para enfrentá-las, o IDE desenhou um modelo de gestão baseado na Teoria do Esforço Eficaz, que visa à obtenção de grandes resultados com pequenos esforços. A metodologia, que já foi aplicada com 15 mil parceiros em 18 Estados do país, através do CDE, utiliza linguagem simples e direta e une praticidade e velocidade.
“Nosso método obedece ao princípio do ganha-ganha, pois o melhor comportamento do empresário não leva apenas a resultados positivos dentro da empresa, mas também a uma maior qualidade de vida da comunidade, que produz desenvolvimento”, destacou.
Leonardo Navarro contou para a plateia que o IDE foi fundado quando seu presidente, Elton Petterle, percebeu que muitas teses acadêmicas não correspondiam à realidade das empresas e decidiu pesquisar um modelo de gestão que atendesse especialmente às necessidades dos pequenos empreendedores. Durante oito anos, Petterle estudou cerca de 1.500 empresas, de norte a sul do Brasil, até criar seu método, que foi testado e aprimorado por mais seis anos até que o IDE chegasse às ferramentas que atualmente aplica com resultados comprovados.
O palestrante insistiu na premissa de que o conhecimento é o único caminho a ser trilhado por quem não abre mão de ser o protagonista de sua história.
“O mais importante é cada um perceber o seu papel, se adaptar, buscar o conhecimento para mudar, não terceirizar os problemas e se tornar o ator principal, o herói da sua vida”, arrematou.
Na abertura da palestra, Braulio Rezende, presidente da CDL e do SinComércio, comentou que há vários anos as duas entidades investem em cursos de qualificação profissional para o comércio, mas nenhum deles conseguiu agradar aos participantes como o CDE.
“Os empresários que fizeram o curso do IDE são unânimes nos elogios. E eu ainda vivi uma boa experiência com meu filho que, depois de concluir o curso, mudou completamente a atitude dele dentro da empresa”, relatou Braulio.
Dividido em seis módulos, o Curso de Desenvolvimento Empresarial terá início no próximo dia 28 de novembro, no Centro de Estudos e Qualificação Profissional do Comércio Lojista, no quarto andar do prédio da CDL, à Rua Fernando Bizzotto 39, com aulas durante uma semana de cada mês, nos horários da manhã (8h a 12h) ou da noite (19h a 23h). Mais informações com Robésio Guimarães, pelo telefone (24) 9825 8005.
Deixe o seu comentário