Após manifesto, abastecimento de água é restabelecido no condomínio Terra Nova

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Depois de dois dias de protesto, no fim da tarde desta segunda-feira, 19, o abastecimento de água do conjunto habitacional Terra Nova foi restabelecido. Segundo moradores, havia duas semanas que o fornecimento estava instável e insuficiente em pelo menos duas das seis unidades que já foram liberadas pelo governo. 

As manifestações que cobravam providências quanto ao problema começaram no último domingo, 18, por volta das 19h em uma das vias de acesso ao conjunto habitacional, na RJ-148, estrada Friburgo-Carmo. Na segunda-feira, os manifestantes voltaram para a rua e interditaram o trecho da localidade ateando fogo em um tronco de árvore posto no meio da via. Depois de algumas horas de protesto, o Corpo de Bombeiros foi autorizado a conter as chamas e retirar a árvore do local, enquanto a Polícia Militar liberava a pista. 

Parte do grupo de moradores seguiu para a concessionária que abastece o município em busca de respostas e soluções para o problema. Por volta das 14h, a população foi atendida e o problema, solucionado. De acordo com nota enviada pela Águas de Nova Friburgo no fim da tarde de segunda-feira, "a falta de água observada nos últimos dias nos condomínios 5 e 6 do Bairro Terra Nova foi causada por uma redução da vazão da Estação de Tratamento de Água do Rio Grande de Cima devido a problemas operacionais em uma das bombas da captação de água bruta. Resolvida a questão, a normalização do abastecimento nos condomínios citados, que deveria ocorrer em no máximo 24 horas, foi afetada por uma perda de água significativa e não aparente na linha de incêndio proveniente do reservatório, identificada em 18/01/2015 depois de diversas vistorias realizadas no local. Os vazamentos foram eliminados imediatamente após identificados. Neste momento, os reservatórios estão em plena carga e todas as unidades abastecidas”.

O Terra Nova é um dos conjuntos habitacionais custeados pelo governo para abrigar famílias afetadas diretamente pela tragédia de 2011. Atualmente, já foram liberados 1.400 apartamentos e outros 780 ainda serão inaugurados. No total, cerca de 8.500 pessoas serão beneficiadas pelo projeto. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água | Terra Nova
Publicidade