Após KM7, artistas friburguenses se preparam para expor no Porto Maravilha

Galeria e Espaço Saracura firmam parceria para participação em evento no Rio
segunda-feira, 26 de novembro de 2018
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
A homenagem de Marilia Jaci e Van Gogh (Fotos: Regina Lo Bianco)
A homenagem de Marilia Jaci e Van Gogh (Fotos: Regina Lo Bianco)

 

A programação elaborada para 2018, em parte, foi para o “espaço”. No melhor sentido. O artista plástico Marcelo Brantes, diretor executivo da Galeria KM7, tinha elaborado para o 2º semestre exposições e instalações de artistas friburguenses, com curadoria do carioca Ronald Duarte, que acabou por se transformar num importante coletivo criativo. Brantes lembra que “em março de 2018, A VOZ DA SERRA anunciou o início da temporada de exposições da KM7”. Após a realização de parte da programação, o artista mudou os planos: em ano de Copa do Mundo e eleições gerais - “com a mais acirrada e agressiva das campanhas políticas dos últimos anos” - cancelou as exposições e conclamou artistas e profissionais do ramo para discutir o projeto da Escola de Artes Visuais de Venda das Pedras, uma meta que Marcelo Brantes persegue com determinação e perseverança.

Ao mesmo tempo, acertou o acompanhamento e orientação do artista visual, editor da revista Artes e Ensaios da EBA/UFRJ e professor de doutorado da mesma instituição, Ronald Duarte, para, durante quatro meses (setembro a dezembro) trabalhar com seis artistas friburguenses na Ocupação KM7: Conceição Durães, Maria Amélia Curvello, Rose Aguiar, Marília Jaci, Adilson Pacheco e Sonia Guaraldi, que estão em plena atividade na KM7, desde então.

Também participam os seguintes artistas: Carlos Eduardo Borges, que trouxe um burro para dentro da galeria para a produção de um vídeo - O Burro Pintor; Sheila Mancebo, que trabalhou com elásticos e pedra ardósia, desafiando a gravidade; Raimundo Peres, com suas aquarelas e gastronomia; Magda Sheeny, que ocupou um quarto na Casa do Chico para realizar um trabalho processual com descartes industriais, parafina e papel; além de Mário Moreira, Cacau Rezende, César Marçal, Ida Leal e Dila Vidal, também marcando presença no evento Ocupação KM7, que em dezembro entra em seu quarto e derradeiro mês.

Foi a repercussão dessa ocupação que propiciou o convite para levar um grupo de artistas daqui para o Saracura, uma galeria cultural situada na região do Porto Maravilha, no Rio, dando início à uma nova parceria, a ser inaugurada em março de 2019, com “grandes surpresas”, como costumam ser as apresentações desenvolvidas pelos artistas da KM7, que se transformam em verdadeiros espetáculos visuais. Futuramente, divulgaremos a agenda da KM7 e Saracura, com as devidas participações e datas. Aguardem as novidades culturais, via artes plásticas de Nova Friburgo.   

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Artes plásticas
Publicidade