De Resende para Bangu. Da zona oeste carioca de volta para o Vale do Aço. Depois de idas e vindas e a transferência do duelo entre Friburguense e Resende para Moça Bonita, ficou definido que o Tricolor da Serra terá que viajar por mais tempo para encarar o compromisso pela quinta rodada do Campeonato Carioca. O confronto havia sido transferido para Bangu, mas voltou a ser confirmado para o Estádio do Trabalhador, no Vale do Aço, uma vez que o time mandante conseguiu os laudos necessários para receber uma partida oficial de profissionais a tempo. O jogo acontece neste domingo, 21, às 16h. Os juniores das duas equipes fazem a partida preliminar, às 13h45.
“Talvez pela viagem, seria melhor para o Friburguense jogar em Moça Bonita. Afinal, Bangu é mais perto que Resende. Mas tem a questão do calor, que é sempre complicado. Nós esperamos superar todas as adversidades dentro de campo para sairmos com a vitória, que é o nosso objetivo”, avalia o goleiro Afonso, um dos destaques na última partida.
Dois desfalques, dois possíveis retornos
Apesar da vitória e da boa atuação contra a Cabofriense, o técnico Gerson Andreotti não repetira a mesma escalação. De fato, não por vontade própria, e sim, por circunstâncias. O capitão Cadão e o volante Bidu receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada e estão fora. É provável que Bruno forme a dupla de zaga ao lado de Diego Guerra e Pierre faça a função de primeiro volante. Pelo menos assim foi ensaiado durante a semana de treinos.
Em contrapartida, Andreotti poderá contar com dois retornos à equipe titular. O goleiro Marcos e o atacante Caíque trabalharam forte para se recuperar de lesão, e têm chances de viajar. A definição, no entanto, acontece apenas na noite deste sábado, quando a delegação seguirá para a concentração no Rio de Janeiro. Caso ambos retornem, Afonso e Maycon deverão retornar ao banco de reservas. A provável escalação tricolor para este domingo é Marcos (Afonso), Ronaldo, Bruno, Diego Guerra e Flavinho; Pierre, Vitinho, Jorge Luiz e Gleison; Romulo e Caíque (Maycon).
Em uma oportunidade para observar os jogadores que possui à disposição no elenco, o técnico Gerson Andreotti comandou o Friburguense em amistoso contra o Sampaio Correa-RJ na tarde da última quarta-feira, 17, no Eduardo Guinle. O jogo terminou empatado por 1x1, e na oportunidade, foram utilizados os reservas da última partida oficial e os demais componentes do grupo tricolor. Bernardo Ribeiro, após bela jogada individual e chute certeiro de fora da área, marcou o gol do Frizão, enquanto Paulinho Guará anotou o gol dos visitantes.
Sequência complicada
Reencontrar o caminho das vitórias diante da Cabofriense foi fundamental por vários aspectos, Além de quebrar o jejum de duas partidas e alcançar o G-4 do grupo B, o Friburguense ganhou força para encarar uma sequência complicada de jogos. Depois do Resende, o Tricolor da Serra viajará para São Januário, onde encara o Vasco. Depois o adversário é o Fluminense, muito provavelmente em Nova Friburgo, onde a equipe também atuará na última rodada da fase de classificação, contra a Portuguesa.
“A gente costuma dizer que o jogo mais importante é sempre o próximo. Vamos encarar o Resende da melhor maneira possível, e se o resultado positivo vier, nós ganharemos confiança para enfrentar o Vasco. Iríamos a campo brigando por uma classificação, bem mais equilibrados na tabela”, destaca Afonso.
Volante não se firma no Formosa e reforça o Frizão no Estadual
O Friburguense ganhou mais um reforço para a sequência do Campeonato Carioca. Emprestado ao Formosa para a disputa do estadual do Distrito Federal, o popular Candangão, o volante Damião não conseguiu se adaptar ao novo clube e pediu para retornar ao Frizão. O jogador possui vínculo com o Tricolor da Serra até o fim do mês de maio, mas o mesmo deve ser ampliado por mais uma temporada. De acordo com José Siqueira, gerente de futebol do Friburguense, algumas promessas foram feitas e descumpridas ao jogador de 22 anos.
“Prometeram muitas coisas para ele ir para lá financeiramente, além de uma oportunidade de jogar em um clube grande. Abriu mão de algumas coisas para ir para lá. Mas não aconteceu muito assim. O que prometeram e o que foi cumprido foi uma coisa distante. Ele me ligou e pediu para fazer a rescisão lá. O contrato dele conosco vai até maio, mas a gente vai conversar para renovar por mais um ano.”
Revelado nas categorias de base do Americano, de Campos, Damião está no Friburguense desde 2013. No ano passado, o jogador foi titular da equipe em boa parte da temporada, inclusive, na disputa da última Copa Rio.
Classificação
Grupo A
1º- Vasco, 12 pts
2º- Boavista, 10 pts
3º- Bangu, 9 pts
4º- Fluminense, 7 pts
5º- Resende, 4 pts
6º- Cabofriense, 4 pts
7º- Macaé, 3 pts
8º- Portuguesa, 3 pts
Grupo B
1º- Botafogo, 12 pts
2º- Flamengo, 7 pt
3º- America, 7 pts
4º- Friburguense, 6 pts
5º- Volta Redonda, 5 pts
6º- Madureira, 4 pts
7º- Tigres, 0 pts
8º- Bonsucesso, 0 pts
A 5ª rodada
America 3x2 Bangu, Giulite Coutinho
20/fev - 17h - Macaé x Bonsucesso, Moacyrzão
20/fev - 19h30 - Tigres do Brasil x Vasco, Los Lários
20/fev - 17h - Madureira x Portuguesa, Cons.Galvão
21/fev - 17h - Boavista x Volta Redonda, Bacaxá
21/fev - 17h - Resende x Friburguense, Trabalhador
21/fev - 17h - Botafogo x Cabofriense, São Januário
21/fev - 19h30 - Fluminense x Flamengo, Mané Garrincha
Sequência do Friburguense
21/fev - 16h - Resende x Friburguense, Trabalhador
24/Fev - 17h - Vasco x Friburguense, São Januário
28/Fev - 17h - Friburguense x Fluminense, Eduardo Guinle
06/Mar - 17h - Friburguense x Portuguesa, Eduardo Guinle
Deixe o seu comentário