Um animado evento no restaurante Botto’s, em Mury, marcou o encerramento da programação comemorativa promovida ao longo do mês passado pelo Grêmio Português de Nova Friburgo. Vários sócios e amigos da agremiação se reuniram no local na última sexta-feira, 26, para um encontro marcado pela confraternização. Tanto que o restaurante se transformou em uma casa portuguesa, com certeza, conforme destacaram os participantes.
Um dos destaques das atividades promovidas pelo Grêmio Português no mês passado foi a Festa Portuguesa, que movimentou a Praça das Colônias entre os dias 10 e 14. Cerca de quatro mil pessoas passaram pelo evento, prestigiado por autoridades como o prefeito Heródoto Bento de Mello, o vice-cônsul honorário de Portugal, Manoel Falcão, além de secretários municipais, autoridades civis e militares.
Em um ambiente descontraído e alegre, o público pôde fazer uma verdadeira viagem aos sabores, sons e belezas de Portugal. Destaque para os fados de Fátima Serafim, a MPB de Ivan Diolindo e Adriana Novaes, os concertos das bandas Euterpe e Campesina Friburguense, as melodiosas vozes do Coral do Grêmio Português, das Seresteiras e do radialista Alberto Brizola, que declamou um poema de Vinícius de Moraes. Outra atração foi a dança típica com o grupo folclórico infanto-juvenil da Escola Municipal Tiradentes e os professores de dança de salão do Grêmio, Francisco e Margareth.
Site da agremiação deverá ser lançado ainda este mês
O artesanato foi outro ponto alto da festa na Praça das Colônias. A programação contou com oficinas de pintura em cerâmica, bordados e retábulos. Os visitantes e turistas lotaram a sala de Portugal em busca de lembranças e souvenires e fizeram fila para tirar fotos no painel instalado na entrada da praça. Composto por um casal de portugueses vestidos com roupas típicas, o painel atraiu a atenção de adultos e crianças e contribuiu para divulgar uma imagem positiva da cidade aos turistas.
Para o presidente do Grêmio Português, o arquiteto Giovanni Babo Cariello, a festa cumpriu com a proposta de valorizar as tradições e a cultura portuguesa. Ele aproveitou para agradecer o apoio da prefeitura, fundamental para o sucesso da comemoração. “Este ano o evento teve um salto muito grande devido ao envolvimento do Executivo. Todos, do prefeito Heródoto, ao vice-prefeito Dermeval e secretários municipais trabalharam de forma surpreendentemente integrada. Não só com apoio de suas secretarias e equipes, mas prestigiando a festa. Nova Friburgo está num novo e grande momento de resgate cultural e turístico”, disse.
Satisfeito com o êxito do evento, Giovanni anuncia que o Grêmio Português prepara novos projetos e atividades culturais. O site da agremiação (www.gremioortuguesnf. com.br) deverá ser inaugurado ainda este mês e oferecerá música, folclore, receitas típicas, artesanato e muito mais. A diretoria também pretende lançar em breve o projeto de ampliação de sua sede e promover o IV Concurso de Trovas, além de concorridos chás e visitas a outras casas portuguesas do estado.
Coral Grêmio Português é uma boa opção para quem gosta de cantar
Uma boa opção para quem gosta de cantar é participar do Coral Grêmio Português, fundado em março de 2006, e que vem se destacando na cidade pelo trabalho de resgate e valorização das canções portuguesas e do folclore nacional. Formado por integrantes das mais variadas idades e profissões, o coral costuma encantar o público em suas apresentações, como as realizadas no mês passado, durante as comemorações pelo Dia Nacional de Portugal.
Com muita musicalidade e carisma, o coral já se tornou referência cultural na cidade. Os ensaios acontecem todas as quintas-feiras, das 19h às 21h, na sede do Grêmio. O clima é de muita alegria e descontração. Tudo supervisionado pela maestrina Lanúzia Pimentel, que com muita dedicação vem fazendo um trabalho primoroso com o grupo.
Ao longo dos últimos três anos os integrantes do coral já se apresentaram em vários espaços da cidade, como Sanatório Naval, Igreja Luterana, Praça das Colônias, Centro de Arte e Sesc. O diferencial fica por conta do repertório especial. Destaque para clássicos da MPB, como Minha Jangada, de Dorival Caymmi, e da música portuguesa, como Tiroliroli. Sem falar nos figurinos caprichados: os homens de calça e camisa social e as mulheres com floridos xales portugueses.
A animação do grupo é outro atrativo das apresentações. Prova disso é que o público sempre acaba interagindo e participando das apresentações, seja cantando junto ou batendo palmas. Vale destacar que o coral está aberto a quem quiser participar. Para conhecer melhor o trabalho do grupo, uma boa dica é conferir o ensaio semanal na sede do Grêmio, que fica na Avenida Euterpe Friburguense, 108, Centro.
Sob a regência de Lanúzia Pimentel, o coral vem se destacando na cidade pelo trabalho de resgate e valorização das canções portuguesas e do folclore nacional.
Deixe o seu comentário