Após ameaça de extinção, unidade do Ibama será mantida em Nova Friburgo

Chefe do escritório regional, que fiscaliza mais de 15 municípios, espera por aumento de recursos
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
por Dayane Emrich
Após ameaça de extinção, unidade do Ibama será mantida em Nova Friburgo

O escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Nova Friburgo não será mais fechado. A decisão, que vem sendo comemorada pelos servidores da instituição e por setores da sociedade civil, foi anunciada nesta quinta-feira, 25, pelo chefe do escritório regional do Ibama, Mauro Zurita.

O Ibama em Nova Friburgo vinha sendo ameaçado de extinção desde o início de 2015, quando a superintendência do órgão, em Brasília, havia anunciado a necessidade de reformulação da entidade e, como consequência, o fechamento de diversos escritórios em todo o país. No estado do Rio de Janeiro, a proposta era que apenas a unidade central, na capital carioca, fosse mantida. As demais, em Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Angra dos Reis e Nova Friburgo, seriam fechadas. 

Após um longo processo e inúmeros pedidos de revisão da proposta — por parte de políticos de âmbito federal que atuam na região e de organizações não governamentais — a extinção do escritório na cidade serrana, ao contrário das unidades de Campos e Cabo Frio, foi revogada. Foram levadas em consideração a política de capilaridade federal, a atuação da unidade regional em Nova Friburgo e mais outros 15 municípios da região e documentos técnicos que comprovaram a necessidade da manutenção do Ibama no município.    

“A notícia é um alento para a gente. A proposta tinha argumentos insustentáveis. Dizer que Nova Friburgo não possui fauna e flora significativas é um absurdo. Isso sem mencionar que a ausência do Ibama na cidade poderia produzir, a curto prazo, prejuízos irreversíveis ao bioma Mata Atlântica e aos ecossistemas associados”, afirma Mauro Zurita.

Em 12 de abril deste ano, a equipe de A VOZ DA SERRA publicou reportagem sobre a polêmica. Segundo Mauro Zurita, a reportagem foi essencial para conservar o Ibama na cidade. “Gostaria de agradecer, mais uma vez, o empenho deste jornal pela mobilização social contra o fechamento da Unidade Avançada do Ibama em Nova Friburgo e Região Serrana do Rio de Janeiro. Certamente esse apoio foi fundamental nessa movimentação para a retirada  do escritório de  Nova Friburgo da lista de unidades a serem extintas, conforme divulgado na portaria do Ibama, de número  11, de 29 de abril de 2016”, sintetizou Zurita.  

À época, A VOZ DA SERRA destacou ainda a falta de investimentos à instituição. Mais de um ano depois, com exceção do retorno do abastecimento do combustível, questões como a manutenção dos veículos e a proibição dos fiscais de usarem armamentos ainda são problemas e comprometem a ação dos servidores.

“Manter a unidade foi uma conquista para o município, mas precisamos de recursos para trabalhar”, diz o chefe da unidade regional. A redação de A VOZ DA SERRA entrou em contato com o Ibama, em Brasília, e o órgão informou que só irá se pronunciar na próxima segunda-feira, 29. 

O instituto

O escritório do Ibama funciona em um residência na Rua Santos Werneck, 8, no Centro, e conta com uma equipe composta por um médico veterinário, um geógrafo, um agrônomo, um biólogo, um sociólogo, um arquiteto urbanístico e dois técnicos administrativos. 

A instituição, que atende uma média de três ocorrências por dia, age em denúncias de desmatamento para a expansão urbana ou agropecuária, tráfico de animais, pesca ilegal no Rio Paraíba do Sul e extração de ouro, além de operar em ocorrências de transporte de produtos perigosos. Mais informações sobre o instituto e canais para a realização de denúncias podem ser obtidas pelo telefone (22) 2522-5532.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade