Após 6 meses de operação, Uber em Friburgo enfrenta dilema

Preço baixo que estimula passageiros desanima motoristas: eles se queixam de combustível caro e subidas íngremes
segunda-feira, 30 de julho de 2018
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Tela do Uber na manhã desta segunda-feira (Reprodução da web)
Tela do Uber na manhã desta segunda-feira (Reprodução da web)

Preço alto da gasolina e do GNV, subidas íngremes, estradas de terra esburacadas,  engarrafamentos cada vez mais frequentes e uma taxa que morde 25% do valor apurado em cada viagem. Seis meses após a chegada da Uber em Nova Friburgo, o aplicativo de transporte alternativo on-demand continua à espera de regulamentação e esbarra em um dilema: o mesmo preço baixo que empolga os passageiros desanima os motoristas.

As queixas partem sobretudo dos motoristas, que se sentem prejudicados pelo achatamento forçado dos preços praticados pela empresa. “São 75 centavos por quilômetro, a tabela mais baixa do Brasil”, repetem. Contentamento mesmo, só por parte dos passageiros, que agora chamam Uber para subir morros com compras de supermercado, viajar quase de graça até cidades vizinhas e fazer trajetos simples de carro que, em táxis comuns, sairiam quatro vezes mais caro.

“É uma beleza. Hoje pago R$ 7 até a porta de casa, com todo o conforto, por uma corrida que antes custava bem mais de R$ 20. O equivalente a duas passagens de ônibus”, elogia uma passageira, moradora do Alto do Cordoeira que virou freguesa.

“Não sobra quase nada para a gente”

A felicidade só acaba quando e se o motorista decide fazer as contas antes de aceitar o trajeto, especialmente os mais longos.

“O único problema é que nem sempre eles topam, principalmente se for para mais longe”, diz outra passageira, que teve rejeitado um trajeto com o marido da Ponte da Saudade até Lumiar.

A coleção de cédulas de R$ 2 nos bolsos de motoristas estreantes confirma a preferência por corridas curtas. “Está sendo uma experiência e tanto. Mas ainda não dá para dizer se realmente compensa”, diz um novato, lamentando que uma viagem até o Rio, por exemplo, saia por menos da metade do cobrado por um táxi convencional. “Outro dia queriam ir até Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. A Uber fixou em R$ 150. Descontando pedágio e combustível, não sobra quase nada para a gente”, diz ele, que acabou não tendo alternativa senão refugar a viagem.

“É desanimador. Trabalhei meio período hoje e fiz só R$ 25, fora o combustível”, desabafava um veterano na última sexta-feira, 27.

Cada viagem, uma taxa

Diante da insatisfação de boa parte dos motoristas em Friburgo, a Uber informa, de São Paulo, que desde o fim de junho já deixou de cobrar a taxa fixa de 25% por viagem. “O valor passou a levar em conta o tempo e a distância efetivamente realizados, ajustando-se automaticamente pelo sistema independente de variações em relação à estimativa”, diz a empresa.

Ou seja, se o preço antecipado calculou uma viagem em 5 km e 15 minutos, mas, devido a engarrafamentos e desvios, o percurso foi maior e durou mais tempo, o motorista recebe mais. Por outro lado, se a viagem for mais curta, o motorista recebe menos. Além disso, continua compondo o ganho do motorista o chamado “multiplicador de preço dinâmico” - aquele gatilho que aumenta, e muito, para o passageiro o valor da corrida quando a demanda é alta (em dias de chuva, por exemplo) ou a oferta é baixa (geralmente à noite).

“O km mais barato e o gás mais caro”

A flexibilização da taxa, no entanto, pouco animou, até agora, os motoristas friburguenses, que se dizem uns 200 (muitos desistem). Na prática, segundo eles, continua tudo igual, ou até pior. “Temos o quilômetro mais barato da Uber e o gás mais caro do Brasil. A conta não fecha. Aqui é assim, parece uma pirâmide: entram 50, saem 60; entram 100; saem 80 (motoristas). Quem vai virar a noite ganhando 75 centavos por quilômetro? Outro dia um colega levou um passageiro a Cordeiro por R$ 60. Recebeu só R$ 32 da Uber. Pagou R$ 22 de pedágio. É uma miséria”, revolta-se um deles.

O motorista Ademir Moraes é um dos desistentes. Há cerca de dois meses, trocou o volante pela venda de lingerie. “Numa cidade grande como o Rio você é Uber, leva alguém e, na volta, já tem passageiro chamando. Aqui em Friburgo normalmente a gente volta vazio”, compara.

Por questões estratégicas, empresas como Uber e 99Táxi (esta trabalha apenas com taxistas credenciados) não divulgam número de motoristas nem de passageiros cadastrados em cada cidade. No caso da Uber, são mais de 100 mil motoristas parceiros em todo o Estado do Rio, que podem atuar em qualquer cidade. Essa liberdade, aliás, é a principal bandeira da empresa.

“Eles são totalmente autônomos e livres para exercer suas atividades da forma como melhor lhes convém, onde, quando e como quiserem. Alguns escolhem dirigir usando a plataforma apenas em alguns dias da semana, outros por períodos específicos, para pagar algum curso ou até mesmo gerar uma renda extra”, diz a empresa.

Para a Uber, o mercado friburguense segue um padrão mundial, com cada vez mais pessoas preferindo ter acesso a um carro do que possuir um. “Nova Friburgo é uma cidade importante pelo grande potencial de crescimento na região”, acrescenta a empresa.

Taxistas recorrem a outros apps

Enquanto a regulamentação não sai - a Câmara Municipal encaminhou ao Executivo uma indicação legislativa com ajustes no texto, que está em análise na Secretaria de Mobilidade Urbana -, o vice-presidente do Sindicato dos Taxistas, Rodrigo Darriux, lembra que a cidade tem outros aplicativos de transporte em operação: FriTáxi (mais antigo que o Uber); Speed; e Elite (mais recentes). Todos concorrendo com a 99Táxi, pois só aceitam taxistas, e não particulares. Dos profissionais  friburguenses, 15% já aderiram à plataforma 99Táxi, segundo Darriux.

Com 14 milhões de passageiros e 300 mil motoristas em todo o Brasil, a 99 diz ter “a melhor taxa do mercado” para o taxista e “o melhor preço da cidade” para o passageiro. Em Friburgo está disponível apenas o 99Táxi. Oficialmente, a 99 informa que não tem planos, ainda, de trazer a versão 99Pop (que usa carros particulares, como a Uber) para Nova Friburgo. Mas tanto a 99Pop quanto a UberBlack (versão premium da Uber) são esperados a qualquer momento despontando no mercado.

A tabela, segundo os motoristas:

A tabela da versão UberX (não divulgada pela empresa) varia de cidade para cidade. A seguir, segundo os próprios motoristas, o valor básico de cada quilômetro rodado praticado pela empresa (sem o desconto da taxa média de 25% nem o multiplicador dinâmico):

  • Rio (capital): R$ 1,60
  • Niterói: R$ 1,50
  • Cidades das regiões Serrana e dos Lagos: R$ 1,15
  • Nova Friburgo: R$ 1

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