Aplicativo e WhatsApp do Detro já têm 12 mil usuários

Plataforma de monitoramento identifica se os itinerários e os horários dos veículos de transporte rodoviário intermunicipal estão sendo cumpridos
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra

As novas ferramentas de tecnologia do Detro atingiram na última terça-feira, 25, a marca de 12 mil usuários cadastrados. Desde julho, o WhatsApp Fale Detro e o aplicativo Fiscal de Bolso já fazem parte do sistema de fiscalização do órgão, que é vinculado à Secretaria de Transportes. As denúncias recebidas por meio dos aplicativos são encaminhadas às equipes de fiscalização e os dados alimentam o Serviço de Inteligência e Monitoramento (SIM).

Desde abril, o SIM vem sendo utilizado para otimizar a fiscalização do Detro e monitora, em tempo real, os 553 veículos do transporte complementar intermunicipal. Em uma próxima etapa serão incluídas na plataforma as linhas de ônibus intermunicipais.

“Cerca de 25% das multas em vans aplicadas pelo SIM foram frutos de denúncias. Nosso convite é para que os cariocas e fluminenses, com seus celulares, se tornem também fiscais do transporte. O olhar do usuário é fundamental para avançarmos na luta por um serviço de transporte público de qualidade”, afirmou o secretário Carlos Osorio.

Para entrar em contato com o WhatsApp Fale Detro, basta adicionar o número (21) 98596-8545. Na primeira mensagem é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora, para que os dados sejam incluídos no sistema, o que gerará um protocolo de atendimento. Quarta-feira, 26, ontem, 27, e hoje, 28, as equipes do Detro estão no Terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil, para distribuição de panfletos e orientação dos usuários quanto ao uso dos aplicativos do Detro.

Tecnologia na fiscalização

Com o Serviço de Inteligência e Monitoramento os agentes do Detro monitoram os dados coletados do GPS dos veículos, que são enviados online para a central de fiscalização. Até o momento já foram aplicadas 264 multas a partir das informações geradas pelo serviço. As principais irregularidades flagradas foram alterações de rotas e itinerários e falta de veículos em determinadas linhas.

O sistema utiliza como critério de monitoramento cinco tipos de indicadores de qualidade: rotas, quantidade de veículos por linha, viagens realizadas, média de passageiros e velocidade. Com isso é possível identificar desvios de itinerários, redução da frota e paradas irregulares, por exemplo.

 

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