Apimentando o dia dos namorados com sugestões afrodisíacas

Chico Figueiredo · chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 07 de junho de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Não há estudo que comprove que determinados alimentos estimulam o prazer sexual. Mas que muitos de nós preferem acreditar nisso, eu não tenho a menor dúvida. Mito ou não, o apelo afrodisíaco na gastronomia ganha cada vez mais adeptos, inclusive de psicólogos e terapeutas, que acreditam que o clima de sensualidade no preparo de qualquer prato para ser degustado a dois pode ser a alavanca para desencadear o estímulo sexual. Não há quem resista a um jantar super-romântico, com troca de olhares sedutores, essências no ambiente que estimule o amor e outras coisas mais! 
Com os restaurantes cheios nos dias dos namorados, o casal que prefere se aventurar na cozinha pode surpreender o parceiro com um belo e aconchegante jantar com tudo a que tem direito! Velas aromáticas, pétalas de rosas jogadas sobre a mesa ou o ambiente, a música marcante do casal e até um bom filme que remeta a um momento “caliente”, como “9 e meia semanas de amor”. 
Criatividade e estímulos não faltam para um casal apaixonado, principalmente nesta data, com a libido em alta! Independente do poder, possivelmente estimulante, de determinados ingredientes, a imaginação sempre fala mais alto. O poder afrodisíaco dos aspargos é mais utilizado na decoração de pratos. Por assemelhar-se ao órgão sexual masculino, costuma compor iguarias à base de ostras, que funcionam na decoração como a fêmea na montagem da imagem gastronômica. Já os morangos podem servir na decoração de pratos como esfinges de seios. Tudo isso dependerá de como a pessoa vai se deixar envolver pelo clima do jantar, acompanhado de champanhe ou vinho tinto, servido em taças com morangos, principalmente no inverno, estação perfeita para excitantes chamegos. 
Portando escolha o que for melhor para o seu Dia dos Namorados e aproveite também essas sugestões para outras noites deliciosas de inverno. Nossa cidade é cheia de encantos e de uma gastronomia invejável, principalmente para os românticos. Seja em restaurante ou em casa, é dia de curtir o amor. Sem esquecer da providencial lareira e, melhor, sem hora para acordar de seus sonhos apaixonados!


GLOSSÁRIO

Alguns alimentos sugestivos para aumentar a libido nessas datas

ASPARGOS – Da família das liliáceas, é um vegetal conhecido em todo o mundo. É encontrado fresco, principalmente o ano todo, congelado ou em conserva. Existe em três variedades: os violas, levemente roxos, mais saborosos, porém mais rijos na textura; os brancos, entre os quais se destacam os famosos franceses de Argenteuil, mais delicados que os verdes, com um leve sabor que lembra a alcachofra; e os verdes-dourados, que oxidam com enorme rapidez. A planta tem de oito a dez anos de vida e, quanto mais velha, mais firmes os aspargos. É rico em proteínas, minerais, vitaminas A, B e C, além de ferro. 

AMENDOIM – Nome comum de um tipo de noz com duas sementes juntas, numa vagem de forma característica, seca como palha e de cor pálida. As sementes são envoltas por uma pele marrom-avermelhada. De sabor forte, sobressai quando misturado a outros frutos secos. Pode ser utilizado cru ou cozido, usualmente assado e salgado. Bastante usado como ingredientes complementares da culinária baiana, pode-se empregá-lo ainda em bolos, sorvetes, cremes, tortas e como tira-gosto. Altamente oleoso, seu óleo é aproveitado na cozinha ou como ingrediente da manteiga de amendoim. Hoje, bastante comum e largamente encontrado, era tão valorizado pelos povos pré-colombianos do Peru, que era o alimento escolhido para ser enterrado com os mortos, para alimentá-los em sua jornada.  

CHOCOLATE - Alimento apreciado em todo o mundo, é elaborado a partir da fruta do cacaueiro, num processo bastante técnico. A palavra chocolate deriva do asteca xocolatl, que significa “água amarga”. A bebida asteca era realmente amarga e considerada um afrodisíaco. Por esta razão, Montezuma, rei asteca, tomava cerca de 50 xícaras por dia de uma mistura de cacau em pó. Água, farinha de milho e mel. O cacaueiro é uma árvore nativa da América do Sul e do México, onde foi descoberto pelos espanhóis no século XVI. Levado para Espanha, o chocolate faz sua aparição na Europa em 1580, onde rapidamente se difundiu. As sementes de cacau, secas e meio fermentadas, são assadas e depois moídas. O chocolate é feito da gordura do cacau extraída das bagas moídas. O teor de gordura é determinante na qualidade do cacau. Assim, os chocolates mais caros são também os que têm mais alto teor de gordura. Como as bagas são amargas, é necessária a adição de açúcar durante o processo de fabricação do chocolate. O cacau em pó também não contém açúcar. Existem diversos tipos de chocolate. O amargo é mais escuro, brilhante e menos doce. O meio amargo de qualidade contém alto teor de manteiga de cacau e também é bastante escuro. O chocolate com leite é misturado com leite, mais doce e mais claro. O branco é feito com manteiga de cacau e leite e tem um sabor excelente. É encontrado também o chocolate para cobertura, com menos manteiga de cacau. Vende-se em tabletes, em pó ou em lascas ou gotas e no formato de bombons. De uma maneira geral, o chocolate pode ser guardado por vários meses, em lugar fresco, desde que esteja adequadamente acondicionado. Os brancos têm menor durabilidade. O chocolate também é usado em licores, caldas, leites achocolatados e outras bebidas. 

OSTRA – Molusco bivalve muito apreciado e de grande valor nutritivo. De concha dura, grossa, cinza-escura, sua carne pode variar do bege cremoso ao cinza pálido, seu sabor, do suave ao salgado e sua textura, do macio ao firme. Existe em diversas variedades, que podem ser naturais ou cultivadas. Come-se crua, com suco de limão e pimenta, cozida em ensopado, como moqueca, frita ou grelhada, temperada com ervas, alho azeite de oliva.


RECEITAS

Fondue de 
chocolate 
(sobremesa)

Ingredientes: 300g de chocolate para cobertura, picado, 200ml de creme de leite e 5 colheres de sopa de conhaque (opcional).
Modo de preparo: na panelinha, coloque o chocolate picado, o creme de leite e o conhaque, mexendo até derreter o chocolate. Abaixe a chama ao mínimo. Não deixe ferver.
Acompanhamento: pedaços de frutas (abacaxi, banana, maçã, pera, uvas e morangos), biscoito wafer e cubos de pão de ló, feito de véspera. Cada pessoa espeta um pedaço de fruta ou bolo e passa na calda.
Sirva com sherry, vinho do Porto, champanhe ou mesmo um chá.
Notas: Existem inúmeras receitas de fondue de chocolate. Escolhi esta por ser fácil e com ingredientes que o leitor costuma ter em casa. Se preferir outro tipo de chocolate, aproveite para outra opção de uma deliciosa sobremesa!
BOM APETITE!!!



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade