Apesar dos avanços na legislação, propaganda eleitoral ainda é alvo de queixas da comunidade

terça-feira, 10 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A cada nova eleição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vem trabalhando para garantir o equilíbrio e a lisura do processo. Provas disso são os avanços implantados na legislação eleitoral, como a proibição de outdoors, faixas de agradecimento e dos galhardetes, que desde 2004 não são mais permitidos, o que contribuiu para reduzir a poluição visual e o lixo gerado durante o período eleitoral. Sem contar que a proibição trouxe mais segurança à população e benefícios ao meio ambiente.

Apesar desses avanços na legislação, a propaganda política dos candidatos ao pleito deste ano está sendo alvo de queixas da comunidade. A redação de A VOZ DA SERRA vem recebendo reclamações de cidadãos sobre o excesso de placas espalhadas pelas ruas, praças e avenidas da cidade. Algumas estão até afixadas irregularmente, como pode ser observado em vários trechos das avenidas Comte Bittencourt e Galdino do Valle Filho, cujas grades pintadas recentemente estão repletas de arames. “Isso está atrapalhando o ir e vir das pessoas e causando danos ao patrimônio público”, disse um leitor, que pediu para não ser identificado.

O barulho dos carros de som de alguns candidatos também tem provocado reclamações, principalmente de quem reside, estuda ou trabalha no centro da cidade, local que registra o maior número de veículos de propaganda eleitoral em circulação. “Às vezes o barulho atrapalha muito e não conseguimos atender direito ao cliente. Já cheguei até a deixar de fazer algumas vendas”, disse a vendedora de uma loja na Alberto Braune em recente telefonema ao jornal.

Quanto à sujeira provocada pelos panfletos distribuídos nas ruas, a maior causa é a falta de educação de muitos cidadãos, que insistem no mau hábito de jogar papéis no chão ao invés de utilizarem as lixeiras públicas. Mesmo com tantas campanhas de conscientização, ainda é comum flagrar a falta de educação das pessoas, o que têm contribuído para sujar a cidade.

Denuncie os casos de abusos na propaganda

Qualquer cidadão pode ajudar a Justiça Eleitoral a manter o clima de ordem na campanha. A 26ª Zona Eleitoral disponibiliza dois telefones para denúncias: (22) 2523-1104 e 2522-4878. Através do site interior@tre.rj. gov.br, a população também tem um canal direto com a fiscalização eleitoral. Vale destacar que, além da apreensão do material, quem desrespeitar a lei eleitoral pode receber multa que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade