Com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Cadima Shopping, o Senai-Cetiqt trouxe para Nova Friburgo um aparelho de última geração para tomar medidas do corpo humano com a participação de voluntários frequentadores do shopping. A iniciativa faz parte de uma pesquisa para um diagnóstico sobre as medidas do corpo dos brasileiros. O Senai-Cetiqt está realizando um estudo antropométrico de amplitude nacional, cujo objetivo é padronizar a modelagem de confecções, respeitando as características regionais.
“Esta parceria com o Senai-Cetiqt é muito importante para Nova Friburgo e nos sentimos orgulhosos de fazer parte desta pesquisa tão importante para a indústria”, afirma Carlos José Ieker, presidente da Firjan Regional. No Brasil a maioria das grifes não segue a norma padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), porque a adesão é voluntária. No entanto, a falta de padronização do vestuário na moda infantil, feminina e masculina causa diversos tipos de problemas para os consumidores e para as indústrias do segmento.
A falta de padronização é uma das responsáveis, por exemplo, pela insegurança do consumidor nas compras realizadas pela internet – prática comum nos países que utilizam medidas padronizadas. “No Brasil não há um padrão definido. Muitas vezes a marca usa uma modelagem maior, para que o consumidor se sinta psicologicamente magro”, explica Janaína Sobrinho, coordenadora de tecnologia do Senai/Cetiqt.
O Senai/Cetiqt já terminou a primeira fase do estudo, em que as medidas de voluntários foram feitas da forma tradicional: através do uso de fita métrica e com aplicação de um questionário com informações relacionadas às condições socioeconômicas, práticas esportivas e hábitos de consumo. Nesta segunda fase do estudo, a medição da população é feita pelo body scanner, capaz de obter informações de forma mais rápida e precisa. “Agora estamos fazendo o estudo antropométrico com base eletrônica”, diz Janaína.
Os dados obtidos através deste estudo poderão ser utilizados em diversas análises, atendendo não só às necessidades dos consumidores, como também interesses comerciais específicos.
Palestras setoriais no Senai
Durante a pesquisa em Nova Friburgo haverá uma programação de palestras com técnicos do Senai-Cetiqt e foco no setor de confecções, que acontecerão no auditório do Senai (Rua José Eugênio Muller 220, Centro), com início às 19h.
No dia 11 o assunto será Análise e Melhoria dos Processos em Confecção, com Luciene Nascimento de Almeida. No dia 25 Paulo Roberto de Almeida Gonzaga falará sobre Novas Tecnologias para a Indústria da Confecção.
Body scanner
O body scanner é uma máquina computadorizada que faz uma leitura do corpo humano captando mais de cem medidas detalhadas com extrema precisão. O aparelho é uma espécie de cabine ou provador, tipo câmara escura. Durante a leitura das medidas, a tela do computador externo exibe as formas tridimensionais do corpo da pessoa na cabine. Nesta cabine existe uma marcação indicando o local dos pés e das mãos, para mantê-los afastados e fixos. Uma vinheta avisa que o processo será iniciado e em seguida 16 pontos de luz e 32 sensores se alternam na captação das medidas do corpo, transmitindo os dados para o computador. O procedimento dura cerca de 60 segundos. Para a realização das medidas, o voluntário veste uma roupa especial elástica e confortável.
Voluntários
A princípio, a meta é medir o corpo de 300 pessoas. Diversas confecções estão se mobilizando para dar apoio à pesquisa e deverão encaminhar seus funcionários para participar da medição. É preciso vestir roupas confortáveis, ter o cabelo preso e estar despido de acessórios. Os voluntários responderão a um questionário socioeconômico e receberão brindes.
Body scanner
Local: Cadima Shopping (Praça Cadima, junto à escada rolante no primeiro piso)
Horário: segunda a sábado, das 13h às 22h; domingos, das 14h às 20h, até dia 29.
Deixe o seu comentário