Aparecida: lojas de Friburgo podem abrir no feriado deste sábado

Comércio também está autorizado a estender horário devido ao Dia das Crianças
quarta-feira, 09 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Aparecida: lojas de Friburgo podem abrir no feriado deste sábado

As lojas de Nova Friburgo poderão abrir suas portas neste sábado, 12, feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, graças a acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo. O acordo permite igualmente às empresas estenderem o horário de funcionamento até as 20h esta semana (até sexta-feira, 11) em razão do Dia das Crianças, também festejado em 12 de outubro, quando o comércio poderá funcionar até as 22h.

Em ambos os casos, entretanto, é necessário obedecer às normas instituídas pela convenção coletiva da categoria, conforme alerta o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende. “A cláusula 20ª da nossa convenção, que trata do funcionamento do comércio em datas especiais, autoriza a abertura em feriados e a ampliação do horário perto dos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças. Na sequência, a cláusula 21ª estabelece os detalhes para o período de Natal. As duas mencionam assinatura de termo de adesão pelas empresas que desejam abrir nos feriados ou estender horário em qualquer dessas datas”, acentua Braulio.

Depois de 12 de outubro, o acordo coletivo do comércio de Nova Friburgo possibilita a abertura das lojas nos feriados de 2 de novembro, Finados; 15 de novembro, Proclamação da República; e 20 de novembro, feriado estadual da Consciência Negra (Zumbi dos Palmares). Encontram-se enumerados ainda no documento, que vigora até 30 de abril de 2020, uma vez que a data-base do comércio é em maio, os feriados de Sexta-feira da Paixão, 10 de abril; Tiradentes, 21 de abril; e São Jorge (estadual), 23 de abril.  

O presidente do Sincomércio destaca ainda que o acordo garante o funcionamento de setores que prestam serviços essenciais à população, como supermercados e farmácias, e dá liberdade de escolha aos empresários.

“Não existe imposição, o empresário decide o melhor para o seu negócio. Ao mesmo tempo, os trabalhadores não perdem nada, já que seus direitos ficam integralmente preservados pela nossa convenção coletiva”, ressalta Braulio Rezende.

Programação especial nas capelas dedicadas à padroeira do Brasil

Duas comunidades católicas de Nova Friburgo iniciam nesta quarta-feira, 9, as celebrações de Nossa Senhora Aparecida. No bairro Catarcione serão celebradas missas às 19h30 até sexta-feira, 11. No sábado, 12, dia da padroeira, a programação começa às 6h, com terço de hora em hora, até 14h. Às 17h será celebrada missa solene com o padre Gelcimar Petinati Celeste seguida de procissão luminosa. Em seguida, haverá shows com o Ministério Jovem da Caminhada de Emaús e a Banda Táxi Lunar, a partir das 20h.

Já no loteamento Parada Folly, no distrito de Amparo, onde há também uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, a programação religiosa tem início hoje também com missas às 19h30 até sexta-feira, 11. No sábado, 12, terá repique dos sinos às 8h seguido de café comunitário; ao meio dia recitação dos mistérios do rosário e às 17h, procissão e missa solene celebrada pelo padre Vicente Batista com coração da imagem da padroeira. A missa terá a participação do Coral da Paróquia Imaculada Conceição. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade