Um apagão deixou às escuras boa parte do município de Nova Friburgo entre as 22h30 de sexta-feira, 14, e a meia-noite do sábado, 15. Moradores do centro da cidade afirmam ter escutado um forte estrondo minutos antes da interrupção da energia, que ainda oscilou algumas vezes antes de ser restabelecida.
Inúmeras reclamações foram encaminhadas à redação, especialmente por parte de comerciantes obrigados a fechar mais cedo seus estabelecimentos em uma das noites de maior movimento da semana. Mesmo quem contava com o auxílio de gerador acabou prejudicado pela redução do movimento. "Em nossa casa nós temos o recurso do gerador e funcionamos com ele durante cerca de uma hora. Ainda assim, nosso movimento caiu em cerca de 40%, porque a energia foi interrompida justamente na hora em que as pessoas estão se arrumando. As meninas, por exemplo, usam secador, precisam de luz para fazer a maquiagem, e sem luz muita gente deixou de sair”, afirmou Alexandre Cola, empresário da noite friburguense.
No sábado, 15, a Energisa divulgou nota a respeito do blecaute afirmando que "a interrupção no fornecimento de energia elétrica foi motivada por uma falha no sistema de transmissão da Ampla, empresa responsável pelo suprimento de energia à Energisa.” Até o fechamento desta edição, no entanto, a causa exata do problema ainda não havia sido divulgada pela Ampla.
O blecaute aconteceu poucos dias antes da entrada em vigor da nova tarifa de energia elétrica em Nova Friburgo, reajustada em 13,7% nas residências.
Deixe o seu comentário