A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo (Apae) promove no próximo fim de semana um curso de extensão em educação básica no âmbito pedagógico e jurídico. A organização está a cargo da mestre em Educação Maria Mirasselva Soares Freixo e de Márcia Malaquias Braz. O curso será realizado nos dias 28 e 29. A programação vai contar com uma série de palestras sobre o tema, considerado uma necessidade no mundo globalizado pela diversidade de variáveis que, direta ou indiretamente, afetam a relação entre escola e comunidade.
Segundo Maria Mirasselva, a influência destas variáveis não estão circunscritas só ao ato pedagógico, mas também envolve situações jurídicas com consequências cível e penal muitas vezes desconhecidas dos profissionais da educação. “Com as informações contidas neste trabalho pretendemos alertar professores, gestores, orientadores, supervisores, inspetores e demais profissionais da área de educação e interessados em geral sobre a necessidade de conhecimento da legislação brasileira na resolução de conflitos, no processo de judicialização nas relações escolares”, explica Maria Mirasselva.
O curso será ministrado dia 28, das 8h às 17h, e dia 29, das 8h às 12h, e contará com a participação da psicopedagoga e advogada Tânia Trilha, que falará na abertura sobre a legislação brasileira e suas implicações. Ela também abordará o tema A inclusão no Brasil: o pedagógico e o jurídico, questão central do curso.
A carga horária é de 12 horas e as vagas são limitadas. A inscrição custa R$ 60 e dará direito a almoço nos dois dias de realização. “O nosso objetivo de maior alcance é possibilitar a reflexão e o conhecimento sobre como conduzir melhor a relação entre escola e comunidade para a prevenção de futuros problemas pedagógicos e jurídicos”, destaca Maria Mirasselva.
As inscrições podem ser feitas através de depósito no Bradesco (agência 0540-1, conta nº 17818/7) em nome da Apae Nova Friburgo. O comprovante de depósito poderá ser enviado via fax ou diretamente à sede da Apae (Rua Ventura Spargolli 292, Prado). Mais informações pelo telefone (22) 2522-8670.
Deixe o seu comentário