Apae de luto pela morte de João Gabriel

quarta-feira, 22 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A Apae de Nova Friburgo está de luto pelo falecimento de João Gabriel Fagundes, 22 anos, portador de distrofia muscular progressiva, doença degenerativa que causa perda dos movimentos, afetando, inclusive, a parte respiratória. O jovem faleceu na última quinta, 16, vítima de parada cardiorespiratória.

João Gabriel era aluno da Apae e músico do Grupo Musical Expressom, também da Apae. Com o grupo, João teve a oportunidade de se apresentar em diversas cidades do Brasil. Recentemente, o jovem rapaz participou com enorme brilho da V edição do Festival Nacional Nossa Arte para Pessoas com Deficiência, em Santa Catarina, promovido pela Federação Nacional das Apaes.

Apesar das enormes dificuldades motoras e de locomoção, a mãe de João, Maria Therezinha, não hesitava em levá-lo para as apresentações. Além do Grupo Expressom, João Gabriel também se apresentava em diversas escolas e igrejas. Onde se apresentava, João emocionava a todos pela sua fé e pela força de vontade de viver.

Recentemente, João gravou a música “Há de brilhar uma luz”, em parceria com o senador carioca Marcelo Crivella, para uma campanha com objetivo de arrecadar fundos para vítimas da tragédia das chuvas de janeiro. Com a venda da música na internet, o dinheiro arrecadado será usado para a construção de casas populares para os desabrigados. Inclusive, a própria casa onde João morava ficou interditada depois das chuvas, o que o obrigou a se mudar para o centro da cidade.

Ao saber da morte de João, Crivella veio diretamente de Brasília para o sepultamento, realizado no cemitério da Trilha do Céu, na Fazenda da Laje. Muito emocionado, o senador fez sua última homenagem ao rapaz, parafraseando Artur da Távola: “A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os poucos capazes de sentir e entender. Nessas moradas estão tesouros da ternura humana dos quais só os diferentes são capazes. Não mexa com o amor de um diferente. A menos que você seja suficientemente forte para suportá-lo depois”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade