Este Natal promete ser ainda mais especial do que os dos anos anteriores. Isto porque o espírito natalino parece ter invadido a cidade e contagiado os friburguenses. Além da decoração das principais praças da cidade — a Getúlio Vargas, no Centro, e a Lafayette Bravo em Conselheiro Paulino —, em diversos pontos do município há gente trabalhando para tornar este um fim de ano único. É o caso da Creche Colmeia do Senhor, que realiza há vinte e três anos a campanha "Apadrinhe uma Criança”.
Conforme explica a secretária geral da instituição, Inês Calenzani, a campanha foi ideia de uma antiga diretora. Tímido, o projeto, no início, atendia a apenas 70 crianças. Com o aumento da procura, atualmente, as 330 crianças de baixa renda matriculadas na creche fazem parte da iniciativa. "A campanha é um sucesso e exemplo a ser seguido. O nosso objetivo é fazer com que as crianças tenham um Natal com brinquedos e roupas novas. A maior necessidade delas nessa época é esse cuidado, atenção. Elas ficam mais felizes, afinal, quem não gosta de ganhar presente”, disse.
Quem decide participar da campanha pode escolher uma das fichas com o nome, idade, sexo, turma, tamanho da roupa e do calçado da criança. Devem fazer parte dos itens, além de uma muda de roupa nova, um calçado, um par de meias, calcinha ou cueca, um brinquedo, um doce, uma escova e uma pasta de dente.
Além dos presentes, a creche organiza também uma festa para a entrega dos itens e promove o encontro entre os padrinhos e as crianças. Este ano, a festa do Papai Noel será no dia 12 de dezembro, sexta-feira, a partir das 14h, na sede da Creche Colmeia do Senhor — Rua Érico Coelho 5, Prado. No evento haverá diversas atividades e atrações para os pequeninos como cama elástica, balão pula-pula, castelinho, piscina de bolinha, pipoca, refrigerante, cachorro-quente e doces.
Vale destacar ainda que, este ano, as fichas já esgotaram. Para participar da campanha Apadrinhe uma Criança 2015, os interessados podem entrar em contato através do telefone (22) 2529-0243.
O início
A história da Creche Colmeia do Senhor começou em 1980 com um grupo de mulheres que realizava atividades em prol de pessoas carentes e enfermas. Inês conta que Maria Pacheco de Andrade, Maria Costa, Nair da Silva Thomaz e Rozete Haiut distribuíam alimentos, remédios e tinham o sonho de fundar uma entidade benevolente."Elas se reuniam em suas casas, traçavam planos de ajuda ao próximo e também contavam com o apoio de outras entidades e até mesmo da população em geral”, falou.
Em 1987, tomando conhecimento do trabalho realizado por elas, o então prefeito Heródoto Bento de Mello, junto ao governo do estado, cedeu um terreno, onde hoje é a sede da Creche, para a criação da entidade, a qual inicialmente recebeu o nome de Obra Social Colmeia do Senhor. Em 1989, já com sede própria, a obra social tornou-se Creche Colmeia do Senhor, uma associação civil sem fins lucrativos. Para manter suas atividades, a creche recebe subvenção do governo municipal e promove eventos como rifas, bazares, almoços e festas juninas.
Nesses 24 anos, desde a sua fundação, cerca de 4770 crianças já passaram pela creche que, atualmente, atende 330 crianças de baixa renda e com idades entre 1 e 10 anos. As menores — entre 1 e 5 anos — fazem parte da educação infantil, recebem alimentação, tratamento dentário e psicológico, e as crianças de 6 à 10 anos fazem parte do Ensino Fundamental.
Deixe o seu comentário