APA de Macaé de Cima recebe visita de universitários norte-americanos

quarta-feira, 29 de maio de 2013
por Jornal A Voz da Serra
APA de Macaé de Cima recebe visita  de universitários norte-americanos
APA de Macaé de Cima recebe visita de universitários norte-americanos

Dezesseis estudantes da Universidade de Tulane, em Nova Orleans (EUA), participaram de atividades promovidas pela administração da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Macaé de Cima na segunda e terça-feira, 27 e 28 de maio. Os jovens puderam conhecer de perto projetos sustentáveis realizados dentro dos limites da APA e detalhes do funcionamento dos mesmos, que prevê a participação comunitária através do conselho consultivo.

Durante a visita os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Oficina de Ervas Medicinais e Artesanato com Fibra de Taboa, em Galdinópolis; o Meliponário situado em Santiago; e a restauração florestal de uma área degradada em Ribeirão das Voltas, Lumiar. Além das iniciativas sustentáveis, os visitantes tiveram momentos de lazer praticando raffiting no Encontro dos Rios com uma equipe especializada local.

 Na sede da unidade a programação incluiu apresentações no auditório da unidade. A primeira, feita pelo chefe da unidade, Carlos Henrique Martins, abordou as características de uma unidade de conservação de uso sustentável e algumas atividades desenvolvidas. Também houve palestras sobre legislação ambiental brasileira, feita pelo advogado Evandro Sathler, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Maricá, e outra sobre os mecanismos de diálogo social para conservação e para fomento à gestão participativa, feita por Alessandro Rifan, responsável pelo setor de Diálogo Social do Parque Estadual dos Três Picos (PETP). 

 A APA de Macaé de Cima, com 35 mil hectares, abrangendo principalmente áreas da zona rural de Nova Friburgo, é uma unidade de conservação de desenvolvimento sustentável. Criada em 2001, a APA permite a presença humana com restrições de uso, que visam principalmente a proteção da biodiversidade da região, caracterizada pela floresta ombrófila densa, com espécies raras e endêmicas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade