Aos mestres, com carinho

O Caderno Light lista algumas dicas para ajudar os professores a planejar o retorno às aulas
sábado, 04 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Aos mestres, com carinho

O fim das férias, para grande maioria dos trabalhadores, que aproveitam o verão para viajar e descansar, somado à volta às aulas representa o retorno às atividades normais e o recomeço de um novo ano. A sequência de festas dá a sensação de que não adianta querer fazer nada, porque todos, no Brasil, estão com o pensamento voltado para o descanso e o lazer.

Não se pode esquecer que leva alguns dias para que o corpo assimile novamente a rotina diária, em geral estressante, em função dos inúmeros problemas, de trânsito, de segurança, da educação e da saúde, que tomam conta do país. Também é hora de pagar contas, feitas durante as viagens ou aquelas já compromissadas no orçamento familiar, que exigem atenção especial.

Enfim, o ano recomeça, com todos seus problemas e desafios. Cabe a cada um colocar em execução o que planejou fazer para prosseguir no caminho do bem-estar e do sucesso. Felizes daqueles que revisaram seus objetivos e estão empenhados em atingi-los. E existem aqueles que só se preocuparam em usufruir das festas e das férias, sem parar para refletir sobre sua vida, seu sucesso pessoal e como fazer para atingi-los.

Os profissionais que retornaram das férias com novos objetivos e com desejo de buscar novos conhecimentos que garantam o seu sucesso, através de formação continuada, não esqueçam que de sua iniciativa e de suas ações virão os resultados que poderão transformar suas vidas. O ano será bom e positivo para aqueles que sabem o que desejam da vida e não ficam esperando por milagres. Trabalham e estudam com seriedade, pois este é o caminho que leva ao sucesso.

 O ano letivo começa e muita coisa muda na escola. Alunos novos chegam e os que já estudavam na unidade no ano anterior são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes. Planejar a volta às aulas é fundamental. É preciso integrar os novatos, acolher quem retorna e garantir o melhor ambiente para que todos convivam.

Ambiente acolhedor

O fundamental nos primeiros dias é criar um ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar. Esse ambiente aparece em decisões planejadas — como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, as dinâmicas que o docente faz em classe para conhecer a turma, etc.

Recepção das famílias

No horário de entrada, é importante que o diretor, coordenadores e professores estejam no pátio para tirar dúvidas dos pais e ajudar os alunos, principalmente os novatos. Atitudes como essa demonstram que os gestores estão abertos a questionamentos e interessados em acolher todos os estudantes desde o início do ano letivo.

Apresentação da escola

Para que os novatos conheçam o lugar em que vão estudar, é importante organizar uma equipe para recepcioná-los, mostrar as dependências da instituição e apresentar os funcionários. Uma sugestão é propor que os estudantes mais antigos fiquem responsáveis por essa visita guiada. Assim, os novos já começam a conhecer a turma.

Integração dos alunos

Estimule os novos estudantes a participar de grupos mistos, formados por alunos de diferentes anos. Essas equipes podem ser organizadas pelos próprios estudantes, de acordo com as áreas de interesse deles. Grupos de jardinagem, teatro e esportes são algumas opções.

Cuidado com os novatos

Quando ainda não conhecem os colegas, crianças e jovens que acabaram de chegar tendem a ficar mais retraídos. Para evitar esse isolamento, é importante que a escola planeje atividades para momentos como o intervalo. Nos primeiros dias, é bom também pedir que os educadores prestem atenção extra nos novatos para que não fiquem sozinhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: volta às aulas
Publicidade