Por Bruno Pedretti
Incontestavelmente, a maior forma de expressão do ser humano é através da arte. Por isso milhares de brasileiros comemoram nesta quinta, 12, o Dia Nacional das Artes. Dada à diversidade das atividades artísticas, foi criada uma lei em 1978 regulamentando a profissão de ‘artista e técnico em espetáculos de diversões’, que reconhece mais de cem funções, divididas em artes cênicas, cinema e fotonovela. A arte é uma forma criativa e peculiar que o homem desenvolveu para se fazer entender e melhor se comunicar.
O teatro, a literatura, as artes plásticas, o cinema, a música, a dança, a escultura, a arquitetura, enfim, cada arte, com suas peculiaridades, contribui de modo relevante para o crescimento da cultura nacional. A arte pode ser ouvida, visualizada, apalpada e até mesmo permitir ao público interagir com o artista. Tudo depende da criatividade de quem faz e de quem vê.
No Brasil, São Paulo é o estado que possui maior número de artistas com registro profissional, seguido do Rio de Janeiro e Paraná. Mas, independentemente do estado ou da função, é na arte que se pode crescer intelectualmente, vislumbrar voos mais altos, sair do universo muitas vezes reduzido pelo maçante cotidiano. A arte proporciona o prazer de nos emocionarmos, sorrirmos, chorarmos, despertando inúmeros sentimentos que por vezes passam despercebidos no dia a dia.
A presença de outros povos no processo de formação da sociedade brasileira, entre eles, portugueses, africanos, franceses e espanhóis, garantiu ao país uma cultura extremamente rica e diversificada. Por óbvio, essas experiências variadas se refletiram na qualidade artística que o Brasil apresenta hoje em dia. E Nova Friburgo não é diferente, alimentando uma produção artística de alta qualidade. Aos artistas da cidade e de todo Brasil, nossos aplausos!
A arte é transformadora!
“A arte, para mim, é transformadora. Ela tem o poder de transformar a vida das pessoas. Quem faz arte pode ter um campo de percepção bem maior, porque é preciso estar atento às texturas, cores e ser cuidadoso no que se está produzindo. Isso apura o olhar e desenvolve a sensibilidade. E uma pessoa com um olhar mais abrangente e com os sentidos mais acordados tem o poder de mudar muitas coisas, começando por si mesma. Ela pode mudar a própria vida, e estar sempre melhorando, com uma paisagem mais bonita. A arte também proporciona novas percepções para quem a vê e entende o processo. E, mais que tudo, revela as características de um tempo, de uma cultura, de um determinado povo. Para mim a arte é importante, porque não saberia como viver fora desse mundo. Arte, para mim, é tudo”
Luciléa Noel, artista plástica
Um terreno fértil de possibilidades
“Escolhi viver de arte por entender ser este o caminho de realizar minhas ideias, afinal, a arte é o campo onde tudo é permitido e possível. Ser artista não significa ser iluminado, privilegiado ou qualquer outra coisa que nos diferencie dos demais seres humanos. Ser artista é, antes de tudo, transitar por um terreno fértil de possibilidades, é exercitar a criatividade a cada segundo, a cada respiração.”
Beto Grillo, palhaço
Deixe o seu comentário