Ao invés de saúde, aborrecimentos e dores de cabeça

terça-feira, 27 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Diversos usuários do convênio de saúde Real Life têm recorrido ao Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon) em Nova Friburgo para denunciar a dificuldade enfrentada nos últimos meses para conseguir marcar consultas médicas e exames laboratoriais na rede particular conveniada no município. A maioria dos prestadores de serviços de saúde credenciados suspendeu os atendimentos aos clientes do plano de saúde devido a atrasos no reembolso dos procedimentos médicos e laboratoriais. Muitos clientes não conseguem sequer renovar a carteirinha do plano já que o escritório de vendas e representação da empresa num prédio na esquina das ruas José Eugênio Müller e Fernando Bizzotto, no Centro, fechou.

Na última semana os clientes do plano receberam uma carta dando conta de que a representação da Real Life passará a funcionar a partir desta segunda-feira, 26, na Avenida Alberto Braune, 12, sala 401. Um dos clientes do Real Life que enfrenta dificuldades atualmente para conseguir atendimento é o jornalista Gilvan Costa. Ele conta que aderiu ao plano há pouco mais de oito meses, seduzido por uma promoção de lançamento, que ofereceu, na ocasião, adesão com carência zero. Desde setembro Gilvan não consegue mais marcar consultas médicas e exames na rede credenciada Real Life. A maioria dos médicos, clínicas e laboratórios suspendeu o atendimento aos clientes da Real Life. Apenas as urgências têm sido atendidas na emergência do hospital credenciado Day – Nossa Senhora do Líbano.

Na véspera do vencimento da carteirinha de Gilvan (último dia 11 de setembro), ele procurou o escritório da empresa na Rua Eugênio Müller para providenciar a substituição e foi informado que esse procedimento deveria ser solicitado à sede da Real Life, no Rio de Janeiro, por telefone, o que não foi conseguido até agora. As chamadas para os telefones (21) 2587-4444, 2587-4415 e 2587-4404 nunca são atendidas. “O engraçado é que o atendimento ao cliente não existe e não consigo sequer alguma informação por parte da empresa, mas os boletos para pagamento chegam religiosamente em dia pelos Correios e têm sido pagos por mim. Se o departamento financeiro da Real Life funciona, porque os outros não?”, reclama o jornalista.

Evandro Arcanjo, do Procon de Nova Friburgo, informou que o órgão tem recebido denúncias por semana de pelo menos seis clientes insatisfeitos com o desaparecimento da Real Life no município. Ele orienta os clientes a procurar o Procon antes do vencimento do próximo boleto para pagamento, a fim de tentar uma negociação amigável com a empresa ou o envio de notificação, procedimento que tem sido mais adotado, já que também os funcionários do Procon têm tido dificuldades para efetuar contatos telefônicos com a empresa.

Muitos clientes têm recorrido ao Procon para tentar o ressarcimento das mensalidades já pagas no período, sem atendimento ou o cancelamento dos contratos. A VOZ DA SERRA tentou contatar a Real Life por telefone, no Rio de Janeiro, durante a tarde da quinta-feira, 22, e na sexta-feira, 23, mas ninguém atendeu as chamadas.

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