Na tarde da última quinta-feira, 23, antes do temporal que alagou a cidade, moradores do bairro Varginha viveram momentos de tensão por conta de um incêndio em vegetação no Parque Curuzu. Segundo relatos de moradores, o fogo começou por volta das 13h e quase atingiu as residências que ficam próximas da área atingida.
Ainda de acordo com os moradores, o fogo começou perto do local conhecido como "bica", uma queda d’água que costuma ser usada por moradores e frequentadores nos dias de forte calor. Acionado, o Corpo de Bombeiros enviou equipes por volta das 16h ao local e iniciou a ação para tentar controlar o incêndio que logo tomou grandes proporções.
De acordo com o comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Alexandre Pitaluga, o combate às chamas durou pouco mais de três horas e meia e contou até com o apoio de um helicóptero da corporação militar. Ainda de acordo com Pitaluga, foram cerca de dez hectares atingidos pelo fogo, em local de difícil acesso. O comandante afirmou que ainda está apurando a causa do incêndio. A boa notícia é que ninguém ficou ferido.
Assim como no resgate ao piloto de parapente na madrugada da última quinta-feira, 23, Pitaluga ressaltou ainda que os materiais operacionais dos bombeiros que atuaram na operação no Parque Curuzu fazem parte do aperfeiçoamento tecnológico que a Secretaria de Defesa Civil está implantando no Estado do Rio de Janeiro, com aquisição de drones, helicópteros e viaturas.
Moradores do bairro Varginha acreditam que o incêndio possa ter sido causado pela ação humana. Segundo eles, embora muita gente possa pensar que o incêndio tenha sido originado pelo forte calor e a estiagem dos últimos dias, é comum flagrar pessoas com frequência realizando queimadas nas áreas próximas a vegetação.
Deixe o seu comentário